TV Cultura e TV Rá Tim Bum lançam campanha Ninguém Mexe Comigo contra o abuso infantil




Com participação de Cassio Scapin e artistas de grandes musicais, clipes vão ao ar em outubro também nas redes sociais da emissora



Estreia em outubro na TV CulturaTV Rá Tim Bum e nas redes sociais dos canais, a campanha contra o abuso sexual Ninguém Mexe Comigo. Com música composta pela cantora Bruna Caram, a versão infantil tem o objetivo de ajudar crianças e adolescentes a identificarem situações de potencial abuso e aprenderem a se defender (gritar, correr, contar ou discar 100). E a versão adulta do vídeo musical tem estética dos anos 50, com apresentação de Cassio Scapin e a participação de 40 artistas do cenário artístico brasileiro, que atuaram voluntariamente.

Diante da preocupante estatística de que a cada 7 minutos uma criança ou adolescente são abusados no Brasil, geralmente por um parente ou pessoa próxima, o musical Ninguém Mexe Comigo foi criado para incentivar os adultos a somarem suas vozes à rede de proteção da infância.

A produção e as gravações aconteceram durante a pandemia de Covid-19 e seguiram todas as diretrizes e protocolos de segurança. Segundo Antonio Roberto, diretor geral do musical, foi muito gratificante despertar o interesse e engajamento de grandes nomes da cena artística brasileira, como Cassio Scapin, André Dias, Bruna Caram, Fred Silveira, Anderson Bueno, Marly, Ulisses Montoni e vários outros artistas do teatro, música e televisão.

Para focar nos adultos e no tabu sobre este tema que se arrasta por décadas, a música ganha novo arranjo vocal feito por Marly Montoni e Antonio Roberto no estilo anos 1950 . "Esta história não é de hoje e mesmo assim pouco se fala. Agora, vamos cantar juntos e mudar essa história", diz Cassio Scapin, que participa do clipe e reforça o quanto a causa é importante e urgente.

A arte tem o papel de educar e conscientizar a sociedade, por isso a campanha estimula o olhar atento dos adultos sobre o abuso sexual trazendo uma linguagem mais leve para esse assunto complexo.

Versão Infantil

Lançado há quatro meses, o clipe infantil foi divulgado amplamente nas redes sociais e ganhou até repercussão internacional, tendo a letra traduzida para oito idiomas. Muitos pais passaram a conhecer o Disque 100 (Direitos Humanos), abriram espaço de diálogo com os filhos sobre proteção e uma criança surda relatou à mãe que estava sendo abusada após assistir à canção lançada em maio com interpretação de libras. Sobre este fato, Paola Bellucci, idealizadora da Ninguém Mexe Comigo, reflete: "Salvar uma criança dos abusos é o mesmo que salvar a humanidade. Nosso foco é conscientizar cada jovem e adulto que nossa missão é eliminar o abuso sexual infantil do Brasil e do mundo."

Sobre

A campanha Ninguém Mexe Comigo enfrenta o abuso sexual de crianças e adolescentes por meio da informação lúdica e artística. Ela foi idealizada pela brasileira Paola Bellucci, designer e ativista social, mestranda em Paz na Universidade Soka, em Tóquio. Paola teve seus direitos violados na infância e hoje se dedica para que nenhuma criança mais sofra pelo que ela passou. Mesmo morando no Japão, ela se empenha para proteger os jovens brasileiros dos abusos durante a pandemia aplicando o princípio "não deixar ninguém para trás" dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A campanha vem ganhando força também fora do Brasil, em outubro o projeto será tema de um vídeo produzido por uma associação musical de Tóquio como exemplo de projeto que une os ODS e a música para a paz.

Créditos:

Direção Geral: Antonio Roberto

Produção: Antonio Roberto e Paola Bellucci

Letra e Música: Bruna Caram

Apresentador: Cássio Scapin

Músicos:

Caio Ferraz - Violino

Daniel Grajew - Piano

Felipe Aires - Trompete

Wagner Melo (Bada) - Bateria

Voz Soprano:

Marly Montoni

Marta Régia

Patricia Nardi

Stephanie Tayar

Stephany Custodi

Voz Contralto:

Bruna Caram

Camila Dantas

Elisa Sa

Fernando Rodrigues

Giannini Meireles

Juliana da Silva

Karina Mantoan

Voz Tenor:

Antonio Roberto

Charles Yuri

Fred Silveira

Hamilton Coelho

Jader Segatto

Ridan Pires

Ulisses Montoni

Will Fernades

Voz Barítono:

Andre Dias

Deivid Bispo

Cristiano Belarmino

Vitor Chiari

Maquiagem e Caracterização:

Anderson Bueno

Roteiro:

Andrea Taubman

Antonio Roberto

Paola Bellucci

Ronaldo Robles

Filmagem:

Luis Morgensztern - Captação de Imagem

Pietro Teixeira - Assistente de direção

Edição e Montagem:

Antonio Roberto

Carla Pazin

Luis Morgensztern

Colorização:

Douglas Guedes (Ninja)

Finalização:

Antonio Roberto

Som:

Fred Silveira - Produção Musical

Yuri Ferrari - Mixagem e Masterização de Som

Antonio Roberto - Arranjo Vocal

Marly Montoni - Arranjo Vocal

Gravado no Estúdio:

Estúdio TV

Apoio Institucional:

Marco Boni - A Beleza Sempre Presente

Realização:

Ninguém Mexe Comigo (Instagram: @ninguem.mexe.comigo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado