Big Heart Parade - Intervenção urbana que alerta para risco de destruição da Mata Atlântica - chega a Belo Horizonte


Com curadoria do artista multimídia Thiago Cóstackz e participação da artista plástica mineira Yara Tupynambá, exposição conta com 31 esculturas no formato de coração

BH, abril de 2023.  Depois de passar por São Paulo, a Big Heart Parade - Edição Mata Atlântica - chega à capital mineira com o propósito de sensibilizar a população, através da arte, sobre a importância de se preservar um dos principais biomas do planeta.   Realizada pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, com a curadoria de Thiago Cóstackz, artista plástico multimídia e documentarista, a exposição reúne 31 esculturas no formato de coração, inspiradas em espécies típicas da região, criadas por artistas engajados com a causa ambiental. A renomada artista plástica Yara Tupynambá assina uma das obras. As esculturas poderão ser conferidas, gratuitamente, entre os dias 3 e 31 de maio, na Praça da Liberdade.

De acordo com último boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, Minas Gerais foi responsável pelo maior desmatamento da Mata Atlântica em 2022.  "Reduzimos a Mata Atlântica a cerca de 9% do que um dia foi essa enorme floresta. Grande parte das perdas recentes ocorreu no estado do Minas Gerais. Todo trabalho de educação ambiental é bem-vindo, sobretudo nesse momento de crise climática global, por isso será valioso a mostra acontecer em Belo Horizonte, uma das grandes capitais brasileiras cercada pela Mata Atlântica, o bioma onde vive a maior parte da população brasileira", conclui Thiago Cóstackz.

Para o curador, a diversidade de talentos brasileiros, tanto do ponto de vista de gênero como de etnia, também ganhou relevância.  Além da artista mineira Yara Tupinambá (@yaratupynambaoficial), especialmente convidada para a edição da mostra na capital mineira, o grupo reúne os artistas Auá Mendes  (@aua___art), Bianca Foratori (@bforatori),  Coletivo Indígenas do Vale (@inidgenas_do_vale),  Enivo (@enivo), Eva Uviedo (@evauviedo), Fétosz (@fetosz), Flip (@flipon), Franncine de Miranda (@estudio_luares), Guilherme Kramer  (@guilhermekramer),  Highraff  (@highraff),

Hope (@andyhoup), Ignoto (@ignotograffiti), Jae Alves (@todacortemseuvalor),  Ju Amora (@ajuamora), Ju Violeta (@juvioleta), Karen Dolorez (@karendolorez), Kaur-Art (@kaur_art), Luna B. (@lunabastos_), Mariana Rodrigues (@marianarodrigues_____), Nathalia Marszam (@nateszam), Nunca (@nunca.art), Possos (@possos_), Pri Barbosa (@priii_barbosa), Rodrigo Pasarello (@rodrigo_pasarello),  Tamikuã Txihi (@tamikuatxihi),  Thiago Nevs (@thiago.nevs) e Viviane Carneiro (@vivi_carneiroo), além de Thiago Cóstackz ((@thiago_costackz), ) que também assina uma das obras.  O ator Reynaldo Gianecchini (@reynaldogianecchini), em uma coautoria com a artista plástica Claudia Liz (@claudializoficial) e a jornalista Sônia Bridi (@soniabridi), em parceria com o cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero (@paulozero), também participa da mostra.

 

A edição da Big Heart Parade – Mata Atlântica em Belo Horizonte conta com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio da New Holland Construction, marca pertencente à CNH Industrial, empresa líder do segmento Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos, que também apoia a exposição. Em São Paulo, o evento foi patrocinado pela Liberty Seguros, uma das maiores seguradoras do país.

Para Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, que detém os direitos de realização da Big Heart Parade no Brasil desde 2013, a exposição está alinhada com as temáticas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na agenda 2030 da ONU. "Queremos sensibilizar as pessoas com a potência da arte, em forma de coração, órgão vital para a vida e símbolo do amor, sobre a urgência de se proteger o meio ambiente e plantar árvores para se combater o impacto dramático do aquecimento global, entre outras medidas", comenta Catherine.

"Uma das frentes de destaque da New Holland Construction é o investimento em projetos sociais e culturais. Nosso principal objetivo ao apoiar projetos como o Big Heart Parade é dar mais um passo em direção à democratização do acesso à arte e a cultura, uma vez que enxergamos os impactos dessas iniciativas na sociedade como extremamente importantes. Sabemos que ainda são necessárias mudanças significativas na conscientização sobre a importância da preservação ambiental, manifestar isso pela arte é bastante pertinente" afirma Mariana Bicalho, Gerente de Marketing da New Holland Construction para a América Latina.

Ao final do evento, no dia 29 de maio, como parte do legado, será realizado um leilão beneficente online em prol do Povo Potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim (RN) e do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. O projeto S.O.S Terra também recebeu doações de mudas de espécies da Mata Atlântica para realização de ações de reflorestamento junto às escolas públicas, em regiões periféricas da cidade de São Paulo.

SERVIÇO

Exposição Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica

Obras: 31 esculturas no formato de Coração

Data:  De 3 a 31 de Maio

Local: Praça da Liberdade – Alameda Central (Savassi – BH)

Entrada: Gratuita

Perfil no Instagram @bigheartparade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influenciadora Stephanie Silveira posta fotos sensuais do seu dia a dia na Privacy

‘Acampamento Intergaláctico’, primeiro filme de Ronaldo Souza, do Gato Galactico, anuncia sessões antecipadas e abre pré-venda

‘Acampamento Intergaláctico’, primeiro filme de Ronaldo Souza, do Gato Galactico, anuncia sessões antecipadas em novas cidades