​Desligamento do sinal analógico na região Sul e dois municípios do interior de SP começa no dia 31/1

O grupo de implantação da TV digital (GIRED), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante reunião realizada nesta terça-feira (30/01) decidiu pelo desligamento do sinal analógico de televisão aberta na região de Curitiba (PR), às 23h59 desta quarta-feira (31/01).

O Gired também verificou que a condição do desligamento do sinal analógico de TV em São Luís (MA) e mais 10 municípios do estado foi atingida, que é de 90%. Pesquisa do Ibope Inteligência constatou que em São Luís (MA), 92% das residências já contam com o sinal digital. Este é um caso importante porque pela primeira vez uma região atinge a meta exigida 60 dias antes da data marcada, que é o dia 28 de março. Até lá, os beneficiários dos programas sociais do governo continuarão a receber gratuitamente os kits (conversor, antena e controle remoto) continuarão a ser distribuídos.

Nas outras regiões, o desligamento será feito de forma escalonada, começando a partir de amanhã em Florianópolis (SC) e prosseguindo  até o 28/02; e também a partir de amanhã em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) sendo concluído totalmente no dia 21/02. E em Porto Alegre e em mais 107 municípios do Rio Grande do Sul, o desligamento será de 31/01 a 14/03. 

Pesquisas

O Ibope Inteligência realizou pesquisa em Curitiba (PR) entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2018. A amostra contou com  2.086 entrevistas. Na cidade, 91% dos domicílios já contam com sinal digital.

Em Florianópolis (SC) a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 27 de janeiro. Foram realizadas 2.044 entrevistas. Na cidade, 89 % dos domicílios já possuem sinal digital.

Em Porto Alegre (RS) a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 28 de janeiro, com 2.632 entrevistas. Na cidade, 88% dos domicílios já utilizam o sinal digital.

Em Ribeirão Preto (SP), a pesquisa do Ibope Inteligência foi realizada entre os dias 16 e 26 de janeiro. A amostra totalizou 1.894 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já contam com sinal digital.

Em Franca (SP), o Ibope realizou a pesquisa entre os dias 15 e 26 de janeiro. A amostra contou com totalizam 1.747 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já utilizam sinal digital.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros têm direito a receber um kit gratuito (com antena e conversor e controle remoto).  É necessário acessar o site www.sejadigital.com.br/home e agendar a retirada do kit. O telefone da Central de Atendimento é 147.  

Cronograma 2018

  • Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Luís (MA) - 28 de março
  • Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI) - 30 de maio
  • Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Paraná (Oeste do estado), Rio de Janeiro (interior), Rio Grande do Sul (Sul do estado) e São Paulo (interior) -  28 de novembro
  • Blumenau (SC), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Dourados (MS), Feira de Santana (BA), Governador Valadares (MG), Imperatriz (MA), Jaguará do Sul (SC), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Marabá (PA), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Petrolina (PE), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Vitória da Conquista (BA) - 5 de dezembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado