Novo true crime 'Doutor Monstro', protagonizado por Taís Araújo, encerra as filmagens
Longa de ficção de Marcos Jorge, produzido pela Zencrane Filmes, é inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah.
"Doutor Monstro", dirigido por Marcos Jorge e produzido pela Zencrane Filmes, finalizou as filmagens nesta semana, em Curitiba. Protagonizado por Taís Araújo, no papel de uma obstinada promotora de justiça, o longa de ficção é inspirado no polêmico julgamento de 2008 do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que confessou ter assassinado e esquartejado uma de suas pacientes, Maria do Carmo Alves, mas apresentou uma absurda tese de legítima defesa que rendeu desdobramentos surpreendentes. O caso real mobilizou o país, com extensa cobertura da mídia, em 2003. A estreia está prevista para 2024.
"Me interessei em resgatar esta história pela forma como as brechas da justiça brasileira e os holofotes da mídia criaram um cenário possível para colocar em dúvida a culpabilidade de um réu confesso. 'Doutor Monstro' convida o espectador a pensar sobre os mecanismos da justiça e o sensacionalismo da mídia em torno de crimes hediondos", explica o diretor Marcos Jorge, que também assina o roteiro com Bernardo Rennó. "Esse caso de feminicídio e seu julgamento escancaram o jogo das relações de poder presentes em nossa sociedade, e mostram como é tentador justificar um crime se ele for cometido por alguém respeitável e renomado", complementa.
Taís Araújo dá vida à Claudia Ferreira, a fictícia promotora de justiça responsável pelo caso, determinada em condenar o médico Farah Jorge Farah (Marat Descartes). Completam o elenco principal Guilherme Weber, como o advogado Ronaldo Pontes e Marcelina Fialho, como a vítima Carmem.
"Ainda não temos uma tradição de filmes de tribunal no país, mas é um dos gêneros preferidos dos espectadores, por isso acreditamos que o público vai se interessar nessa história que retrata um 'true crime' brasileiro", conta a produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes.
O crime real ocorreu em São Paulo, mas uma parte consistente das filmagens de "Doutor Monstro" se deu em Curitiba, principalmente porque a maior parte da trama tem foco no julgamento. "O poder judiciário local gentilmente nos cedeu o uso do Tribunal do Júri, um prédio histórico de relevante importância arquitetônica, mesmo com a estrutura das salas de audiência e dos escritórios funcionando simultaneamente no mesmo prédio. Foi uma experiência muito interessante de cooperação e interação entre os representantes da justiça e o cinema", explica a produtora.
"Doutor Monstro" é uma produção Zencrane Filmes, em coprodução com a Paramount Pictures e a atriz Taís Araújo. A distribuição nos cinemas será da Paramount Pictures.
Sinopse
Uma obstinada promotora de justiça tem pela frente a missão de colocar na cadeia um cirurgião plástico que confessou ter matado e esquartejado uma ex-paciente. O que deveria ser um caso fácil acaba por se tornar um dos mais difíceis e perturbadores trabalhos de sua carreira. Mais do que apresentar provas e evidências incontestáveis, ela terá o desafio de fazer com que os jurados - e milhões de brasileiros – esqueçam a absurda tese, construída com a ajuda da mídia por um brilhante advogado, de que o réu não é um assassino frio e cruel, mas um pacato homem de bem, levado à loucura pela perseguição doentia de uma ex-namorada. Inspirado em um dos mais emblemáticos tribunais do júri da crônica criminal brasileira, DOUTOR MONSTRO conta a história do julgamento de um feminicídio que estarreceu a opinião pública. E de como a ambição, a busca pela audiência e as brechas do sistema jurídico podem distorcer a verdade a ponto de transformar vítimas em culpados, assassinos confessos em homens livres e casos aparentemente resolvidos em obstáculos para que a verdade e a justiça prevaleçam em nossa sociedade.
Comentários