Último episódio de ‘Diretores de Arte’ faz homenagem póstuma a Tiago Marques
Uma celebração à vida e à filmografia do diretor de arte Tiago Marques é o que traz o último episódio da série "Diretores de Arte" — uma produção inédita e exclusiva do Curta! — que debate o lugar dos profissionais da direção de arte no cinema e traz, a cada episódio, um nome de grande relevância para o cinema brasileiro e latino-americano.
No seu derradeiro episódio, a série relembra a história de Tiago Marques, falecido precocemente em agosto de 2022, pouco depois de receber o convite para participar da produção. A narrativa se constrói através de registros pessoais, de sua filmografia e de entrevistas cedidas por profissionais do cinema — como os cineastas Walter Carvalho e René Sampaio e o diretor de arte Daniel Flaksman —, configurando uma bela homenagem. O diretor de arte atuou em filmes como "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro", "Medida Provisória", "Faroeste Caboclo", "Eduardo e Mônica" e "Getúlio", pelo qual recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Dirigida por Flávio Ramos Tambellini, a produção, dividida em dez episódios, acompanhou o trabalho de nomes como Cassio Amarante ("Xingu", "Bingo" e "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias"); Luciana Quartaruolo ("Medianeras", "Delîcia" e "Roman"); Cláudio Amaral Peixoto ("Meu Nome Não É Johnny", "Lisbela e o Prisioneiro" e "Cazuza"); Coca Oderigo ("A Menina Santa", "O Pântano" e "Diários de Motocicleta"); Dina Salem Levy ("Benzinho", "Mate-me Por Favor" e "Um Animal Amarelo") e Tiago Marques.
"Diretores de Arte" é uma série da Tambellini Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Logo após a estreia no Curta!, os episódios também estarão no CurtaOn -- Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e no site oficial da plataforma Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita. A exibição é no dia temático "Quartas de Cena e Cinema", 13 de dezembro, às 20h.
Segundas da Música -- 11/12
22h35 -- "John Lennon: Imagine -- O Filme" (Documentário musical)
Em 1971, John Lennon lançava um álbum que marcaria para sempre a história da música: "Imagine". Em carreira solo, e não mais como um dos Beatles, o músico compôs a canção-título, que se tornaria uma espécie de "hino da paz", convidando os ouvintes a imaginar um mundo utópico, além de outras nove faixas. Junto com o disco, ele e sua mulher, Yoko Ono, dirigiram e estrelaram um longa-metragem de 70 minutos, que mostrava o cotidiano do casal na época e tinha, como trilha sonora, as canções do disco. "John Lennon: Imagine — O Filme" não tem narração ou enredo, apenas imagens de John e Yoko, como uma espécie de videoclipe de todo o disco. Entre os destaques do filme, há cenas como a de John tocando "Imagine" ao piano ou vestindo um uniforme militar, para ilustrar a canção "I Don't Wanna Be a Soldier". Em outro momento, ele e Yoko Ono jogam sinuca, durante "How Do You Sleep?" — música feita para provocar o ex-colega de banda Paul McCartney. O casal também aparece passeando de barco em um lago, ao som de "Jealous Guy". O filme conta com as participações especiais do guitarrista e ex-beatle George Harrison e do ator e dançarino Fred Astaire. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 12 de dezembro, terça, às 2h35 e às 16h35; 13 de dezembro, quarta, às 10h35.
Comentários