PRINCIPAL EVENTO DE TV POR ASSINATURA E BANDA LARGA DA AMÉRICA LATINA COMEÇA AMANHÃ EM SÃO PAULO





·        A ABTA 2010 – Feira e Congresso reunirá as mais importantes empresas e executivos desta indústria, incluindo as operadoras de telefonia;

·        Momento de forte crescimento do setor faz com que a Feira tenha número recorde de expositores, com crescimento de 30% em relação a 2009;

·        Temas como as novas licenças para TV a cabo, PLC 116 (antigo PL29) e a faixa de 2,5 GHz do MMDS estarão presentes nos debates do congresso, cujo tema central é a "Revolução da Convergência".

·        Entre os palestrantes, Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo; Carlos Kirjner, assessor de banda larga do governo Obama, além de autoridades e principais executivos do setor.




A TV por assinatura se prepara para um salto de crescimento no Brasil. O setor deve terminar 2010 com nove milhões de assinantes, ou mais de 30 milhões de espectadores, um número maior do que a população de vários países do mundo (como Austrália, Chile e Venezuela). As novas licenças para TV a cabo e a nova regulamentação para o setor devem colaborar para que estes números alcancem novos patamares nesses 21 anos de TV por assinatura no Brasil. 

É neste contexto que se realiza a ABTA 2010 – Feira e Congresso, o maior evento de TV por assinatura, banda larga e serviços convergentes da América Latina, a partir de amanhã, dia 10, até o dia 12 de agosto, no Transamérica Expo Center, São Paulo.

Esta 18ª edição registrou um recorde em número de expositores - 200 empresas que estarão em 97 estandes -, um crescimento da ordem de mais de 30% em relação a 2009.  Delegações de países como França, China, Coreia do Sul, Noruega, México, Portugal e EUA estarão presentes.  Boa parte desses novos expositores são fornecedores de equipamentos, animados com a retomada das outorgas de TV a cabo, que pode aumentar o número de empresas no setor e de cidades atendidas pelo serviço.

A PROGRAMAÇÃO

O encontro, promovido anualmente pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e organizado pela Converge Comunicações, divide-se em feira e congresso e reúne os principais líderes da indústria para debater, com especialistas, analistas e autoridades, temas relevantes para o setor. Este ano, o tema que permeará todos os debates do Congresso será "A Revolução da Convergência".

A abertura, no dia 10 de agosto, estará a cargo do presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho. O pronunciamento acontece num momento em que a TV por assinatura tem se destacado como a plataforma mais representativa no universo da convergência, transformando-se no foco de interesse tanto de empresas de telecomunicações quanto no setor de mídia. Ronaldo Sardenberg, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Alexandre Annenberg, presidente da ABTA, também apresentarão suas visões sobre o setor.

O Congresso também contará com a participação dos principais CEOs desta indústria e de outras empresas do setor de telecom e mídia, entre eles José Felix (Net Serviços), Alex Dias (Google Brasil), Marcelo Lacerda (Blue Interactive/Viacabo) e Alberto Pecegueiro(Globosat), que debatem durante o painel "A revolução da convergência" qual é a fronteira entre prestadores de serviço de TV paga, telecomunicações e Internet. O painel terá apresentação de palestra de Marcel Fenez, Global leader entertainment & media da PriceWaterhouseCoopers.

No painel "Conteúdo 2.0, onde estão as receitas?", Steve Rudolph, head of digital media da McKinsey, fará uma apresentação sobre o tema. Para discutir com ele a chegada de novas plataformas de distribuição de conteúdos audiovisuais e os cenários para o futuro, participam do debate Fernando Ramos, diretor executivo da NET Brasil, Walter Vieira Ceneviva, vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes,Fernando Medin, VP sênior e diretor geral da Discovery Brasil e Antônio João Filho, diretor executivo de televisão da Via Embratel.


Outro destaque desta edição é a presença de Carlos Kirjner, o brasileiro que teve participação decisiva na formulação do plano de universalização da banda larga do governo Obama, nos EUA. Ele será palestrante no painel "A revolução da convergência", que também terá a participação do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, como debatedor. Santanna é o responsável pela implantação do plano brasileiro de expansão do acesso à Internet.  Fabio Bruggioni, da Telefônica e Márcio Carvalho, da Net Serviços, também participam do debate.


REGULAMENTAÇÃO

Também estão programados dois painéis com temas ligados à regulamentação do setor de TV por assinatura. No primeiro, "A Anatel e o mercado de TV paga", a Agência Nacional de Telecomunicações informa o que pretende fazer para assegurar o crescimento deste mercado e explica como será o processo de atualização da regulamentação existente. Participam o conselheiro da Anatel, João Rezende osuperintendente de comunicação de massa da Anatel, Ara Apkar Minassian,  André Borges, VP jurídico da Net Serviços, e Carlos André Lins de Albuquerque, diretor executivo da Neotec (associação que reúne os operadores do serviço MMDS, de tecnologia wireless) e Neusa Risette, diretora executiva da NeoTV.

O segundo painel, "Desafios para uma regulamentação convergente", discutirá de que forma a regulamentação brasileira deve responder às questões impostas pela evolução tecnológica e dos mercados na medida em que o acesso a conteúdos por múltiplas plataformas é uma realidade cada vez mais presente e as empresas deixam de ser especializadas e passam a concorrer em todos os serviços. O impacto do PL 29 (que foi rebatizado no Senado de PLC 116) no marco regulatório da TV por assinatura, das telecomunicações e no mercado de conteúdo está no centro deste debate, do qual participam Manoel Rangel, presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Sean Spencer, diretor geral da TAP (associação das programadoras internacionais de TV por assinatura), André Barbosa, Assessor especial da Casa Civil e Igor Vilasboas Freitas, consultor do Senado Federal.

O Congresso traz ainda sessões diversas sobre temas ligados à indústria, como as broadband TVs, transmedia storytelling, integração com redes sociais, tendências em programação e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado