GNT exibe programas sobre mulheres que marcaram época
BRIGITTE BARDOT, SOPHIA LOREN E MARIA BETHÂNIA SÃO ALGUNS NOMES DE 'ETERNAS', PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DO CANAL
Para comemorar o aniversário do GNT, o canal preparou uma programação especial com documentários, filmes e minisséries com histórias de mulheres de nacionalidades diferentes que marcaram época. "Eternas"terá programas sobre Maria Callas, Margaret Thatcher, Maria Bethânia, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Cláudia Cardinale, Isabel Allende e Natalie Wood. Há ainda um documentário sobre belas atrizes francesas.
O documentário "Belezas Francesas" analisa a beleza das atrizes francesas no cinema. Usando trechos de filmes e depoimentos das grandes damas do cinema francês, o filme busca explicar o encanto dessas mulheres e a importância dessa beleza para as artes cinematográficas e também para a indústria de cosméticos e da moda. A participação de Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Brigitte Bardot, Juliette Binoche, Audrey Tatou e outras beldades contribuem para a qualidade do documentário, que é ilustrado por cenas de filmes e comerciais.
Já o documentário "Callas" conta a história da cantora e da mulher Maria Callas, um dos maiores ícones culturais do século XX. Realizado a partir de uma pesquisa feita durante um ano inteiro, em oito países, o filme oferece uma riqueza de detalhes por conta do material de arquivo pesquisado.
O documentário "Sophia Loren, Ícone de uma Geração" traça um perfil da atriz e tenta desvendar os mistérios da beleza dessa mulher que parece desafiar o tempo. Usando imagens de arquivo, fotos de revistas e jornais, cenas de filmes e de programas de TV, o documentário aborda a infância pobre de Sofia, vivida na cidade de Pozzuoli, um município napolitano. Depoimentos de amigos e colegas de trabalho enfatizam a importância de Sofia para o cinema.
Em "Margareth Thatcher: A Longa caminhada para o poder", a primeira mulher a ser Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha é retratada como nunca antes: uma atrativa jovem de 25 anos que se impõe contra uma das instituições mais conservadoras e machistas da Inglaterra: O Partido Conservador Britânico. O filme fala da ferrenha determinação da jovem Margaret Thatcher em ser selecionada para a "conquistável" vaga dos Conservadores nos anos 50.
"E Brigitte Criou Bardot" mostra a história de Brigitte Bardot, desde a infância até seu atual trabalho à frente da fundação criada por ela em defesa dos direitos dos animais. O filme relembra o início da carreira, os relacionamentos com Roger Vadim, Gunter Sachs e Serge Gainsbourg, a fama internacional e a "febre" que ela despertou mundo afora. O documentário também revela o pesadelo que a fama tornou-se para Brigitte como o problema com o filho - sobre o qual ela diz não querer falar - os paparazzi, a prisão que a fama se tornou, as tentativas de suicídio e a decisão de abandonar o cinema aos 39 anos.
"Claudia Cardinale, a Diva Italiana" traça o perfil completo da grande atriz italiana. O documentário traz muitas entrevistas com diretores, colegas de profissão, amigos de Claudia, além de fotos, imagens de arquivo e cenas de filmes. A musa de Felini, Visconti e Sergio Leone comenta o início da carreira, as dificuldades, a solidão e a busca pelo reconhecimento artístico. Ela ressalta também a importância que o diretor Franco Cristaldi teve em sua carreira cinematográfica.
No documentário "Isabel Allende", a escritora chilena mundialmente famosa revela seu apaixonado compromisso com a vida e a política. Ela já escreveu quase 20 romances, dos quais os mais famosos são "A Casa dos Espíritos", "Paula" e "Aphrodite". Seus livros já venderam mais de 35 milhões de cópias em mais de 30 línguas. Nesse filme, Isabel Allende conta como conseguiu transformar sua vida dolorosa e agitada em literatura, exorcizando suas experiências em cada página que escrevia. O documentário contém entrevistas reveladoras com a escritora, com o marido dela William Gordon, com o filho Nicola, a mãe e amigos próximos. Os depoimentos buscam esclarecer a personalidade complexa da autora.
Já o documentário "Maria Bethânia - Música é Perfume" acompanha a cantora Maria Bethânia durante shows, ensaios e gravações de músicas. Há ainda depoimentos de Caetano Veloso, dona Canô, Chico Buarque, Nana Caymmi e Gilberto Gil.
E para terminar, vai ao ar a minissérie biográfica "O Mistério de Natalie Wood" na qual a personagem principal é interpretada pelas atrizes Elizabeth Rice e Justine Waddell. O diretor Peter Bogdanovich, para enfatizar passagens da vida da atriz, usou entrevistas com amigos e parentes de Natalie, além de imagens de arquivo em alguns trechos. O resultado é um programa sobre uma mulher à procura de amor ao invés da fama e suas trapaças. A minissérie foi indicada a vários prêmios e foi vencedora na categoria edição de música pela Motion Picture Sound Editors e a de melhor performance para Justine Waddell pela Prisma Award.
Belezas Francesas
No ar sábado, 1/11, às 20h
Horários alternativos: terça-feira (4/11), às 14h; quinta (6/11), às 21h15 e às 5h , e sábado (8/11), às 6h
Callas
No ar domingo, 2/11, às 19h
Horários alternativos: sábado (8/11) às 16h e domingo (9/11) às 8h30
Sophia Loren, Ícone de uma Geração
No ar sábado, 8/11, às 20h
Horários alternativos: terça (11/11), às 14h; sábado (15/11), às 6h e segunda (17/11), às 11h
Margareth Thatcher: A Longa caminhada para o poder
No ar domingo, 9/11, às 19h
Horários alternativos: sábado (15/11) às 16h e domingo (16/11), às 8h30
E Brigitte Criou Bardot
No ar quinta, 13/11, às 21h
Horários alternativos: quinta (13/11) às 5h; sábado (22/11), às 20h e domingo (23/11) à 0h30.
Claudia Cardinale, a Diva Italiana
No ar sábado, 15/11, às 20h
Horários alternativos: domingo (16/11) à 0h30 e terça (18/11) às 14h
Isabel Allende
No ar quinta, 20/11, às 21h
Horários alternativos: quinta (20/11), às 5h; segunda (24/11), às 11h; terça (25/11), às 14h e sábado (29/11), às 6h
Maria Bethânia - Música é Perfume
No ar domingo, 23/11, às 19h
Horários alternativos: sábado (29/11) às 16h e domingo (30/11) às 8h30
O Mistério de Natalie Wood
No ar a partir de quinta, 27/11, às 22h30
Horários alternativos: sábado (28/11) às 6h e às 15h
Comentários