Novo ganhador do Prêmio Nobel da Paz é analisado em documentário do Eurochannel

Em um mundo constantemente imerso em tensões políticas, nem sempre é claro o papel de um bom diplomata. Essa questão é abordada no documentário inédito Peacebroker – Passos Para Ser Um Diplomata (Peacebroker – Steps In Becoming a Diplomat, 2008), destaque do Eurochannel dia 28/10, terça-feira, às 17h. Nele, o canal conta a trajetória do diplomata Martii Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, que esteve diretamente envolvido nos principais conflitos das duas últimas décadas.
Em 50 minutos, o especial dirigido por Jenny Nyroos mostra o que faz de Ahtisaari uma figura tão respeitada na política mundial, além de uma referência para diplomatas de todo o planeta. Aos 71 anos, ele segue na ativa e reluta em aceitar a idéia de aposentadoria.
Indicado várias vezes ao Prêmio Nobel da Paz, inclusive em 2007, Ahtisaari participou ativamente de complicados processos de paz. Entre eles, estão os da Namíbia, da Irlanda do Norte e da Indonésia, onde conseguiu a assinatura de um acordo que pôs fim a um conflito de 29 anos, promovido por separatistas da província de Aceh. Ficaram mais célebres, no entanto, sua participação no fim do sistema de Apartheid, na África do Sul, e no desmembramento da antiga Iugoslávia – mais recentemente no processo de independência de Kosovo.
Nascido em 1937 na pequena Viipuri, na Finlândia, Martii Ahtisaari foi o primeiro presidente do país a ser eleito por meio de sufrágio universal. Sua experiência em promover a paz fez com que se tornasse opção ‘número um’ das Nações Unidas em quase todos os grandes impasses da política mundial, inclusive em negociações com Slobodan Milosevic, temido ex-presidente da Iugoslávia e da Sérvia, responsável por genocídios praticados em Kosovo, Bósnia-Herzegovina e Croácia.
Eurocinema Especial: Peacebroker – Passos Para Ser Um Diplomata
Dia 28/10 (terça-feira), às 17h
Comentários