EXPOSIÇÃO SOBRE O RÁDIO ESTÁ EM CARTAZ NO SOLAR FÁBIO PRADO

Foto Nadja Kouchi
Foto Nadja Kouchi

 



 

 

"RÁDIO: EMOÇÃO NO AR – IMAGENS DE UMA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU" CONTA COM AMBIENTES DE INTERAÇÃO E IMERSÃO SONORA, ALÉM DE APARELHOS DE DIVERSAS ÉPOCAS
 

 

São Paulo acaba de ganhar mais uma exposiçãoFoi aberta ao público nesta quarta, 21 de junho, no Solar Fábio Prado, a exposição "Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu", que reúne aparelhos de rádio de diferentes épocasáudios históricosmúsicas vídeos que marcaram gerações e ajudam a contar o centenário de um dos mais importantes meios de comunicação do País.
 

A mostra, que fica em cartaz até 20 de agosto no tradicional casarão localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, gerido pela Fundação Padre Anchieta, ocupa o hall de entrada, três salas e os corredores intermediários do andar térreo do Solar Fábio Prado.
 

O hall de entrada aborda a história do Rádio por meio de uma linha cronológica. Um dos destaques é o centenário do rádio paulista, a ser comemorado em novembro deste ano.
 

A segunda sala da exposição integra conceitos como a importância do rádio, os fins para os quais o mesmo tem sido utilizado ao longo dos tempos no Brasil e no mundo e também o futuro desse meio de comunicação. Presentes nessa sala estão o jornalismo e o esporte, e toda emoção intrínseca à narração de episódios que mudaram a história da sociedade.
 

Já no espaço central da mostra, há uma homenagem à arquitetura dos principais edifícios que abrigam várias rádios do país. Emissoras históricas que ajudaram a modelar o horizonte das cidades brasileiras e que até hoje são referência. Ainda nesta sala central encontram-se nichos instagramáveis que unem ambientes e objetos reais. Há monitores com momentos inesquecíveis que ajudam a contar a história do rádio de uma forma lúdica e divertida.
 

O último espaço da exposição apresenta áudios regionais dos 26 estados da Federação mais Distrito Federal, produzidos com o apoio de todas as entidades estaduais de radiodifusão em 2022. Os corredores intermediários contam com jingles e "reclames" clássicos, conteúdos que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e permitem ao visitante uma nostálgica imersão nesse importante capítulo da história do rádio, a publicidade.
 

A exposição é assinada pela Caselúdico, responsável por mostras icônicas que já atraíram milhões de visitantes nos últimos anos. A curadoria é de Elmo Francfort, professor universitário, diretor do MBRTV – Museu Brasileiro de Rádio e Televisão e coordenador do Centro de Memória da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. A realização é do Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta, com apoio da Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).

 

Foto Nadja Kouchi
Foto Nadja Kouchi
Foto Nadja Kouchi


SERVIÇO:
 

Exposição - "Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu"
Local: Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP.
Visitação: De 21 de junho a 20 de agosto
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Vendas: Total Ticket (Link)
Sexta-feira, entrada gratuita
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional