UMA NOITE COM: UNIVERSAL STUDIOS NO TCM EM NOVEMBRO

A história da Universal Studios começou em 1912, quando o imigrante alemão Carl Laemmle fundiu sua Independent Motion Picture Company (IMP) com outras oito pequenas empresas independentes do ramo. Deu origem à Universal Film Manufacturing Company que, mais tarde, se chamaria Universal Pictures Company, Inc. Em 1915, Laemmle inaugurou nos arredores de Hollywood a maior unidade de produção de filmes do mundo, a Universal City Studios, aberta à visitação do público.
Mas, em 1925, o estúdio perdeu sua posição de líder para a MGM – em parte, pela saída do produtor Irving Thalberg, que recebeu uma oferta tentadora da Metro. A Universal lançou diretores como John Ford e Robert Z. Leonard, e astros como Lon Chaney e Rudolph Valentino.
No começo da década de 30, ganhou destaque com a produção de westerns e com o êxito dos filmes de terror protagonizados por Boris Karloff e Bela Lugosi. No entanto, entrou em crise em meados da década – em 1936, precisou de um empréstimo altíssimo para a produção de “Magnólia” (“Show Boat”). O filme foi um sucesso, mas decretou o fim da era Laemmle. Em 1946, a Universal uniu-se à International Filmes e passou a se chamar Universal-International. Em 1962, foi adquirida pela MCA (The Music Corporation of America), que investiu em filmes de qualidade, dirigidos e estrelados por grandes nomes, mas que não garantiram a longevidade da era cinematográfica do estúdio. No início da década de 70, a Universal era primordialmente um estúdio televisivo. Mesmo assim, ainda produziu sucessos como “E.T. – O Extraterrestre”, “De Volta para o Futuro” e “Jurassic Park”.
Em Uma Noite com UNIVERSAL STUDIOS apresentaremos: A História da Universal (The Universal Story), Os Abutres Têm Fome (Two Mules for Sister Sara) e Festim Diabólico (Rope).
A HISTÓRIA DA UNIVERSAL ESTRÉIA!
Com narração de Richard Dreyfuss, este fascinante documentário produzido em 1995 utiliza imagens de arquivo, entrevistas e trechos de filmes para recontar a longa trajetória de um dos maiores estúdios de Hollywood, o Universal Studios. Dos tempos áureos às épocas de crise, do início aos dias de hoje. Apesar de os executivos do estúdio se esforçarem para produzir filmes de prestígio, faziam mais sucesso com filmes de terror e melodramas – hoje considerados clássicos. Dentre os clipes exibidos estão o do drama “Traffic in Souls" (1913) e a primeira versão de "Show Boat”, de 1929.
Quinta-feira, 8 de Novembro 23h
OS ABUTRES TÊM FOME ESTRÉIA!
México, fim do século 19. Um “gringo” antipático e mercenário (Clint Eastwood) salva uma freira (Shirley MacLaine) de um grupo de fugitivos. O encontro acaba dando sorte ao caubói, já que a mulher tem informações sobre uma fortaleza que ele planeja assaltar. Atravessando o deserto, os dois enfrentam vários inconvenientes, alguns muito divertidos. Principalmente a partir do momento em que o pistoleiro descobre que a mulher que ele respeitava como uma recatada religiosa é, na verdade, uma famosa prostituta. Dirigido por Don Siegel, amante dos filmes do gênero, e rodado em 1969, este é um dos títulos norte-americanos que mais remetem ao spaghetti-western.
Sexta-feira, 2 de Novembro 01h
Comentários