UMA NOITE COM ESTÚDIOS MGM NO TCM

ESTÚDIOS MGM (PARTE 1)
A MGM Studios foi responsável por alguns dos filmes mais lembrados de todos os tempos. Em seu acervo de mais de quatro mil filmes figuram “E o Vento Levou” (“Gone With The Wind”, 1939), “O Mágico de Oz” (“The Wizard of Oz”, 1939), “Sinfonia em Paris” (“An American in Paris”, 1951), “Cantando na Chuva” (“Singin' in the Rain”, 1952), e “Ben-Hur” (1959). A MGM trouxe às telas estrelas como Greta Garbo, Jean Harlow, Elizabeth Taylor e Gene Kelly, cuja magnitude estabeleceria tendências durante as décadas seguintes.
Entre suas conquistas encontra-se, também, a formação de duplas inesquecíveis como Joan Crawford/Clark Gable e Spencer Tracy/Katharine Hepburn. A Metro-Goldwyn-Mayer Studios surgiu em 1924, graças à fusão da Metro Pictures, Goldwyn Pictures e Louis B. Mayer Productions. Sob o lema “Ars Gratia Artis” (“A Arte pela Arte”), Louis B. Mayer assumiu a direção do estúdio e Irving Thalberg a direção de produção.
O primeiro filme do estúdio foi “He Who Gets Slapped”. Quatro anos depois, com a chegada do som ao cinema, nasceu o famoso símbolo do leão rugindo. O acervo de filmes da MGM recebeu 208 Oscars e inclui franquias bem-sucedidas como James Bond, A Pantera Cor de Rosa e Rocky.
MGM: QUANDO O LEÃO RUGE (PARTE 1) ESTRÉIA!
Quem não conhece o famoso leão que ruge na abertura dos filmes da MGM? É ele quem dá o título a esta fantástica série de três documentários sobre a história do mais glamouroso dos grandes estúdios de Hollywood – do primeiro filme aos sucessos mais recentes. Narrada pelo ator Patrick Stewart, esta primeira parte mostra como a Metro Goldwyn Mayer foi criada e como começou a prosperar sob a gestão de Irving Thalberg and Louis B. Mayer. Clipes de vários filmes e seqüências com astros como Greta Garbo, Joan Crawford, Clark Gable e os Irmãos Marx ilustram o primeiro capítulo. A série é complementada por “MGM: When the Lion Roars, Part 2: The Lion Reigns Supreme” e “MGM: When the Lion Roars, Part 3: The Lion in Winter”.
Quinta-feira, 15 de Novembro 23h
ESTÚDIOS MGM (PARTE 2)
Em Uma Noite com ESTÚDIOS MGM (PARTE 2) apresentaremos: MGM: Quando o Leão Ruge (Parte 2) (MGM: When the Lion Roars (Part 2)), Sangue de Artista (Babes in Arms) e Malaia (Malaya).
MGM: QUANDO O LEÃO RUGE (PARTE 2) ESTRÉIA!
Nesta segunda parte da série de três capítulos sobre a história da MGM, o ator Patrick Stewart conta como e quando o estúdio que dizia ter “mais astros do que o céu" atingiu o seu apogeu. Musicais fascinantes como “O Mágico de Oz” (1939) e comédias estreladas por Andy Rooney e Andy Hardy são exemplos de sucesso. Além de clipes de filmes, este segundo capítulo traz seqüências com alguns astros que contribuíram para o sucesso do estúdio, como Judy Garland, por exemplo.
Quinta-feira, 22 de Novembro 23h
ESTÚDIOS MGM (PARTE 3)
Em Uma Noite com ESTÚDIOS MGM (PARTE 3) apresentaremos: MGM: Quando o Leão Ruge (Parte 3) (MGM: When the Lion Roars (Part 3)), Um Dia em Nova York (On the Town) e O Preço da Glória (Battleground).
MGM: QUANDO O LEÃO RUGE (PARTE 3) ESTRÉIA!
Após a criação, o apogeu. Após o apogeu, a queda. A terceira e última parte da série de documentários sobre o estúdio mais glamorouso de Hollywood aborda os diversos fatores que causaram o declínio da MGM. Dentre eles, o desenvolvimento do mercado de TV no pós-guerra, a intervenção federal no sistema de administração dos estúdios e a independência dos astros, que conduziam suas carreiras sem agentes. Cenas de bastidores, clipes de filmes e entrevistas ilustram este último capítulo.
Quinta-feira, 29 de Novembro 23h
Comentários