VILA SÉSAMO ESTRÉIA NA TV CULTURA


A turma do Garibaldo volta às telas para divertir e auxiliar na alfabetização das crianças


Estréia no próximo dia 29 de outubro, na TV Cultura, a série Vila Sésamo, sucesso em cerca de 120 países que volta ao Brasil em formato totalmente renovado.


Fruto de uma co-produção entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos, também deverá estrear na TV Rá Tim Bum (canal infantil por assinatura, pertencente à Fundação Padre Anchieta), no início de 2008.


Depois de ter encantando os brasileiros na década de 70, o programa de televisão retorna ao País com dois personagens: Garibaldo, já conhecido do público e cujo nome é exclusivamente nacional; e Bel, criação especial para a versão atual. Por meio da convivência e das brincadeiras na Vila Sésamo, a dupla vai aliar conteúdos educativos ao entretenimento.


A atração, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h30 e 14h, e aos sábados, às 14h, é voltada ao público infantil de três a seis anos e tem como objetivo familiarizar as crianças, em fase de pré-alfabetização, com o universo dos números, letras, sons, cores e dos livros. Além disso, o roteiro trabalha conceitos ligados ao cotidiano das crianças, como sociabilidade, diversidade cultural, tolerância, ética, medo etc, e intercalará produções nacionais e norte-americanas como os quadros internacionalmente conhecidos - "Brinque Comigo Sésamo" (Play with Me Sesame), "O Mundo de Elmo" (Elmo´s World) e "Global Grover".



Para Gary E. Knell, presidente e CEO da Sesame Workshop, a volta ao Brasil representa um marco na história da ONG. "Com a educação como ponto fundamental para a primeira infância no País, a Sesame Workshop está orgulhosa em ser novamente parceira da TV Cultura na proposta de incentivar e acompanhar o aprendizado das crianças brasileiras. É uma honra e um privilégio apresentar o amado Garibaldo e todos os personagens da Vila para esta nova geração. Voltamos ainda mais comprometidos em criar conteúdo e fazer diferença aqueles que estão no início de sua vida escolar."


Na opinião de Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, "a parceria com a Sesame Workshop reforça a missão da Fundação Padre Anchieta, por meio da TV Cultura, de desenvolver projetos educativos e socialmente alinhados às necessidades culturais do brasileiro".


Negociações
As negociações para a vinda do seriado para o Brasil começaram este ano. No último mês de abril, uma equipe da TV Cultura visitou a sede da Sesame Workshop, em Nova Iorque, para discutir a formatação e a estrutura do programa. Profissionais como Bia Rosenberg, na época coordenadora da programação infantil da emissora; Bete Rodrigues, diretora da nova edição de Vila Sésamo; e Fernando Salem, roteirista, estabeleceram - em conjunto com os especialistas da Sesame Workshop - as características dos dois personagens, além de assistir e avaliar programas exibidos nos EUA.


Estrutura e desenvolvimento
Com a parceria formalizada, teve início a produção do cenário e definiram-se os manipuladores dos personagens brasileiros, responsáveis por 20% do programa. Fernando Salem foi o responsável pela criação dos formatos dos quadros (vide release relacionado), bem como assinou os roteiros com Regina Soler e Eduardo Salemi. Regina Scarpa assumiu o desafio de coordenar todo o conteúdo pedagógico abordado em cada episódio, avaliando e buscando formas simples e comuns para ensinar.


Selecionados para manipular os personagens Garibaldo e Bel, respectivamente, Fernando Gomes e Magda Crudelli foram treinamentos por Kevin Clash, manipulador do Elmo (Vila Sésamo) nos EUA e também do Baby (Família Dinossauro), que veio ao Brasil especialmente para isso. Gomes também esteve em Nova Iorque, onde realizou "laboratório" na Jim Henson Company, empresa especializada em confecção e manipulação de bonecos fundada pelo próprio Jim Henson, idealizador de todos os bonecos da série.


O cenógrafo Gert Seewald é o autor do cenário da Vila Sésamo. Cheia de peculiaridades nacionais, a "construção" apresenta intervenções urbanas, como cerâmicas decorativas, casas coloridas, grafismos nas fachadas e desenhos indígenas dos Marajoaras - tudo adaptado para esse fim. A tipologia das janelas e portas foi tirada, sobretudo de instalações goianas, mineiras e do interior paulista. Segundo Gert, o tom da Vila em todo o mundo é o mesmo - a urbanidade. "No entanto, foi preciso desenvolver uma identificação com o povo para o qual o programa está se comunicando", comenta.


A composição cenográfica é formada por três ambientes: o quarto do Garibaldo, espaço no qual está instalado seu imenso ninho; o quarto da Bel e a área externa, que mostra todo o conjunto de casas (no modelo convencional, seguido também pelas edições internacionais): o tradicional poste com o nome Vila Sésamo, o banco, as árvores. No piso, mosaico revelando dos diversos tipos de revestimentos encontrados na cidade de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin