CULTURA DA PERIFERIA ESTREIA DIA 27 DE OUTUBRO NO CANAL BRASIL
A diversidade da cultura das periferias do Rio de Janeiro é o tema da nova série do Canal Brasil: Cultura da Periferia. Dirigido por Zelito Viana, o programa estreia dia 27 de outubro, às 21h. Concebida por Heloísa Buarque de Holanda e Vera de Paula, a atração é apresentada por Anderson Quack – um dos membros fundadores da CUFA (Central Única das Favelas) e diretor geral do programa "Espelho", exibido no Canal Brasil desde 2006. "A ideia é mostrar a periferia de uma forma mais real, mais natural e mais verdadeira, não apenas de uma forma contemplativa. É um programa que vai ser visto, em sua maioria, por pessoas que sabem pouco sobre as periferias, e isso é muito interessante", diz Anderson.
Entre curiosidades e atividades realizadas nas periferias, a atração mostra a intensa transformação ocorrida nos subúrbios e de que forma elas impactaram na dinâmica social e urbana da região. Com um olhar mais investigativo, Anderson e sua equipe percorreram, durante aproximadamente dois meses, várias comunidades no Rio de Janeiro, como Vila Aliança, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Rocinha e Cidade de Deus. A ideia era promover um diálogo aberto com diversas personalidades que vivem, já viveram ou que fazem parte de alguma maneira do cotidiano destes locais.
Dividida em cinco episódios (25 minutos cada), a série passeia por seis temas centrais: fotografia, cinema, leitura, gastronomia, música e circo. Em cada episódio, os convidados falam sobre a relação que têm com o assunto, além de debaterem a necessidade de mudanças estruturais e de pensamento das pessoas que vivem nas periferias. MV Bill e Cidinho, o grupo de funk "Os Havaianos", Tia Chupetinha (dona de um famoso restaurante em Vigário Geral), além dos responsáveis pelo "Maré de Sabores" (projeto social de gastronomia situado no Conjunto de favelas da Maré) são alguns dos entrevistados da atração.
Serviço:
Cultura da Periferia
Horário: quinta, às 21h
Alternativos: domingo, às 11h30
Classificação etária: livre
Comentários