Em 2024 completam-se três anos da morte da cozinheira, professora e escritora Mari Hirata. Brasileira, ela estudou e trabalhou na França, e há anos estava radicada no Japão, onde constituiu família e exercia um papel de elo cultural e gastronômico entre aquele país e o Brasil.
Por onde passava, nas aulas e eventos mundo afora, Mari Hirata foi sempre um exemplo de profissionalismo, de dedicação e de generosidade extrema. Ao longo dos anos, também colaborou com diversas publicações e lançou livros, como "Minhas Receitas Japonesas" e "Mari Hirata Sensei" (este, junto com Haydée Belda).
O Sabor & Arte presta homenagem à chef exibindo o documentário inédito "Memórias de Mari Hirata", produzido e dirigido pelo cineasta brasileiro Roberto Maxwell, com apoio da Embaixada Brasileira no Japão.
No filme, há depoimentos de amigas e ex-alunas, entre elas a arquiteta Sejima Kazuyo, vencedora do prêmio Pritzker (o "Oscar da Arquitetura" mundial). Também falam de Mari o chef japonês Zayu Hasegawa (do restaurante Den, de Tóquio); o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra; e o amigo Josimar Melo, jornalista gastronômico e curador do canal Sabor & Arte.
Memórias de Mari Hirata
Estreia nesta sexta-feira (5/4), às 22h
Reprises: 6/4, às 3h45 e às 12h45; 8/4 às 7h; 10/4, às 17h30 e à 0h; e 11/4, às 20h30.
Comentários