PRODUÇÃO LOCAL PERCORRE CONTINENTES PARA DOCUMENTAR FAUNA DE FLORESTAS TROPICAIS

Biólogo e cinegrafista João Paulo Krajewski mostra que as imensidões verdes escondem belezas singulares

João Paulo Krajewski ao lado de gorilas em cena da série 

A partir de sexta-feira, 17 de junho, às 21h50, o Animal Planet viaja o mundo em FLORESTAS ANIMAIS – produção local que  acompanha o biólogo e cinegrafista brasileiro João Paulo Krajewski em uma expedição intercontinental. Durante oito anos, João Paulo passou pela América do Sul, Ásia, África e Austrália com o interesse de captar as particularidades das diferentes florestas tropicais.

Em cinco episódios, a produção vai do interior da Amazônia às montanhas do Equador; de Madagascar às matas habitadas por gorilas gigantes na África; dos milhares de ilhas do Sudeste Asiático à Austrália, onde vivem os mais estranhos animais do planeta. Imerso em seus destinos, João Paulo não tem pressa e capta em detalhes aquilo que cada uma das florestas tem de único e especial.

Durante a aventura, João Paulo observa e compartilha com o telespectador alguns dos maiores espetáculos da natureza: aves magníficas que fazem coreografias em grupo, pássaros que cantam com as asas, uma família de gorilas gigantes, o lêmure com um grito pode ser ouvido a mais de três quilômetros e um pequeno animal cujos olhos gigantes são maiores que seu próprio cérebro.

Lares da biodiversidade, as florestas tropicais abrigam mais da metade dos animais e plantas da Terra. Essas matas densas e povoadas por fauna e flora em profusão têm muito em comum, mas também apresentam diferenças que as fazem únicas.  

FLORESTAS ANIMAIS é uma produção de João Paulo Krajewski e MV Vídeos.

A seguir, as descrições dos episódios da série.

Episódio 1

Estreia: sexta-feira, 17 de junho, às 21h50

A viagem começa por três grandes florestas da América do Sul: a Mata Atlântica, a Amazônica e o "Bosque Nublado" no Equador, onde incríveis aves dançarinas enchem a floresta de cor e extravagância. Nesse episódio, João nos conta um pouco sobre o parentesco dos habitantes desses ambientes. Na Amazônia, ele mostra que até alguns dos mais conhecidos animais da América do Sul possuem características únicas, encontradas somente nas florestas locais. João Paulo encontra ainda o animal considerado por muitos como o mais perigoso das florestas da América e tenta observar de perto o comportamento dele.

Episódio 2

Estreia: sexta-feira, 24 de junho, às 21h50

A aventura segue nas florestas da América, mas agora pelos grandes rios: verdadeiras avenidas que entrecortam a mata. Os rios representam barreiras para alguns animais, mas para outros são o lar ideal. Uma das únicas aves do mundo que se alimenta de folhas – e tem a digestão semelhante a uma vaca – toma conta das margens e dá importantes pistas sobre como os rios influenciaram a vida nessas florestas. Outra barreira para os animais da floresta da América é a cordilheira dos Andes. João Paulo ultrapassa as montanhas para explorar o "Bosque Nublado" do Equador, lar de uma isolada e bela floresta, onde acontecem espetáculos da natureza: todos os dias, uma das mais belas aves do mundo protagoniza um verdadeiro show de dança. Por fim, a riquíssima Mata Atlântica brasileira, onde mesmo os mais comuns e conhecidos animais moldaram a fauna e a flora de modo único.

Episódio 3

Estreia: sexta-feira, 1o de julho, às 21h50

Imagine uma floresta sem macacos e sem felinos, onde o maior animal é a uma ave que não voa. Talvez nenhuma floresta pareça ou funcione de modo tão bizarro quanto as da Austrália. Lá, aves extravagantes constroem verdadeiras obras de arte só para conquistar um parceiro. Outras aves fazem coreografias e há também as que imitam outros animais. Os rios são habitados por um animal tão estranho que os primeiros cientistas que receberam um exemplar empalhado pensavam se tratar de uma fraude. No topo das árvores, uma surpresa: já imaginou um canguru escalando os galhos? Pois na Austrália tudo é possível! João Paulo tentará se aproximar do casuar, uma ave gigante e agressiva que mantém a floresta viva.

Episódio 4

Estreia: sexta-feira, 8 de julho, às 21h50

20 mil ilhas paradisíacas, formando um verdadeiro mosaico numa das regiões mais ricas em vida animal de nosso planeta – as florestas do Sudeste Asiático guardam não só alguns dos mais belos animais do mundo, como também grandes mistérios. Neste episódio, João Paulo refaz os passos de um dos maiores naturalistas do mundo, Alfred Russell Wallace, que junto com Charles Darwin propôs a teoria da evolução, e mostra as espécies que o levaram a desvendar o mistério sobre a distribuição da fauna. Nesta aventura, o telespectador verá de perto alguns dos mais estranhos animais do planeta e espécies ameaçadas – incluindo o pequeno e voraz társio, que possui os olhos gigantes, maiores que seu próprio cérebro!

Episódio 5

Estreia: sexta-feira, 15 de julho, às 21h50

Nas florestas da África, João Paulo segue em busca dos agitados chimpanzés e, nas montanhas, visita uma das maiores famílias de gorilas do mundo. Vamos observar de perto esses animais, enquanto João Paulo tenta se aproximar do grande líder do grupo, que pesa mais de 250 quilos! Na ilha de Madagascar, o cenário é totalmente diferente. As florestas da região, isoladas há milhões de anos, guardam fauna intocada. Todos os animais terrestres nativos da ilha são exclusivos e não vivem e nenhum outro lugar, incluindo o belíssimo e incrível Indri, o lêmure com um dos gritos mais fortes na natureza – os berros podem ser ouvidos a mais de 3 quilômetros!

Sobre o autor e apresentador

João Paulo Krajewski é biólogo com doutorado em Ecologia pela Unicamp, cinegrafista da natureza e fotógrafo premiado internacionalmente. Durante sua carreira como biólogo, trabalhou com pesquisadores no Brasil, Austrália e Estados Unidos, visitando alguns dos lugares mais remotos do planeta e morando em quatro países. Publicou inúmeros artigos científicos sobre comportamento animal e dois livros sobre animais marinhos.

Como cinegrafista, já esteve em mais de 40 países, gravando imagens para diversos canais, entre eles o Discovery e o Animal Planet. Encontrar e registrar os animais escondidos na imensidão verde das florestas tropicais foi um dos maiores desafios do biólogo, mas que lhe trouxe grandes recompensas como cinegrafista e naturalista.

SERVIÇO

FLORESTAS ANIMAIS

Estreia: sexta-feira, 17 de junho, às 21h50

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado