HISTORY estreia a produção original Mauá - O Primeiro Gigante

HISTORY


Minissérie conta a história de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, o primeiro grande empreendedor brasileiro

ESTREIA: 24/3, domingo, a partir das 19h50

 

HISTORY apresenta a produção original inédita Mauá – O Primeiro Gigante, no dia 24 de março, domingo, a partir das 19h50. Em dois episódios, a minissérie destaca a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Visconde de Mauá, pioneiro na industrialização brasileira e importante figura histórica.

Devido ao seu papel no desenvolvimento da industrialização brasileira, em especial no setor de serviços públicos, Irineu recebeu títulos de nobreza, concedidos por Dom Pedro II: o de Barão, em 1854, e o de Visconde, em 1874. A minissérie acompanha o Barão de Mauá, banqueiro, político e diplomata, no período de maior relevância de sua vida, de 1849 a 1868, destacando sua ascensão e queda, a partir do conflito com o governo imperial, controlado por Dom Pedro II.

Coprodução do HISTORY com a Boutique Filmes, Mauá – O Primeiro Gigante traz o ator Danilo Grangheia (A Lei do AmorO Roubo da Taça) no papel do Barão de Mauá, e Rodolfo Valente (3%), como Dom Pedro II.

A série é uma espécie de prequel (pré-sequência) de Gigantes do Brasil, minissérie do HISTORY, exibida em 2016, que contou as trajetórias de Francesco Matarazzo, Percival Farqar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. O Barão de Mauá foi o precursor da industrialização e da modernização do Brasil, abrindo caminho para que, décadas depois, os quatro gigantes da história do empreendedorismo pudessem construir seus impérios.

A produção envolveu uma equipe de 120 pessoas e 20 atores. Depois das etapas de pesquisa histórica, desenvolvimento de roteiro e preparação, foram quatro semanas de pré-produção e oito dias de filmagem. As locações incluem o Palácio dos Cedros, em São Paulo, o Museu do Café, as ruas e igrejas da cidade de Santos e ainda o município de Guararema (SP).

"O Visconde de Mauá é o pioneiro da industrialização no Brasil. Mais do que isso, ele foi um homem do seu tempo e, por meio da sua trajetória épica, a série revela as grandes transformações e conflitos que acabaram por transformar o Brasil", diz Eduardo Piagge, produtor executivo de Mauá – O Primeiro Gigante..

No primeiro episódio, às 19h50, Irineu Evangelista de Sousa é um empresário que teve sua ascensão no governo imperialista de Dom Pedro II, iniciando a entrada do capitalismo numa sociedade escravista e agrária, e reforçando o conflito de interesses entre o governo e a iniciativa privada.

Em seguida, às 20h40, no segundo episódio, ao ser nomeado Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa atinge o auge como empresário. A princípio, o governo entende a mudança econômica que a iniciativa privada trouxe ao país, porém faz com que Mauá perceba que ele depende do governo para ser o empresário que é. É o início de sua queda.

Após a exibição de Mauá – O Primeiro Gigante, o HISTORY apresentará uma maratona especial Gigantes do Brasil, a partir das 21h30, com os quatro episódios em sequência.

Classificação indicativa: 10 anos

 

Ficha Técnica

Equipe Boutique Filmes

Produção Executiva - Eduardo Piagge
Direção e Roteiro - Fernando Honesko
Roteiro - Henrique Moreira
Direção de Fotografia - Eduardo Piagge
Direção de Arte - Monica Palazzo
Figurinista - César Martins
Edição - Vinicius Prado Martins
Finalização de Imagem e Efeitos - Quanta Post


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Paramount Channel Programação Semanal 1º a 07 de abril