VESTÍGIOS LATENTES estréia em fevereiro no Discovery Channel

Vestígios Latentes mostrará o trabalho de criminalistas, forenses e peritos na solução dos casos mais insólitos da Espanha e América Latina.

 

Em fevereiro, o Discovery Channel estréia sua mais recente produção original. Trata-se de VEstígios Latentes,  uma série de dez capítulos que caracteriza a programação forense do canal. Filmada no México, Colômbia e Espanha, a atração terá seus dois primeiros episódios exibidos no dia 16 de fevereiro, a partir das 21h. Os demais capítulos serão transmitidos às sextas-feiras, no mesmo horário.

 

Realizada pela empresa espanhola Malvarrosa para a Discovery Networks Latin America, VEstígios Latentes reconstitui os processos de investigação criminal de casos em que as provas forenses, periciais e análises genéticas foram determinantes para apontar uma solução. Cada episódio faz uma reconstituição minuciosa dos fatos por meio de depoimentos, encenações e complexas animações em 3D. Vestígios Latentes conta com a participação de peritos em crimes, cientistas de grande prestígio em seu campo e investigadores, além de testemunhos dos familiares das vítimas em questão, o que proporciona uma vertente humana ao relato. 

 

Dois dos pilares da série marcam de modo especial seu caráter: a força e a dramatização das reconstituições e a qualidade do grafismo. Cenas de ação, crimes macabros, interrogatórios tensos e autópsias – tudo é recriado com realismo e numa linguagem mais própria de filmes de ficção do que de documentários. Paralelo a isso, as técnicas infográficas e as imagens em 3D nos aproximam do mundo do "super detalhe" que permite ilustrar as explicações médicas e científicas próprias do âmbito da ciência forense.

 

Vestígios Latentes foca em dez casos legalmente encerrados (cinco deles ocorreram na Espanha, dois na Colômbia e três no México). A produção contou com a colaboração da Guarda Civil (Espanha), da Procuradoria Geral da República (México) e da Chefia da Polícia Judicial colombiana. Os profissionais dessas instituições abriram as portas de suas instalações e seus arquivos para a equipe de gravação. Muitas das seqüências principais das histórias se desenvolvem em seus laboratórios e são protagonizadas por seus técnicos e responsáveis.

 

A produção conta com a consultoria científica do presidente da AICEF (Academia Iberoamericana de Estudos Forenses), Dr. José Antonio Lorente, quem também aparece diante das câmeras. Ele apresenta diferentes pontos de vista e colabora para que as complexas técnicas criminalísticas se tornem compreensíveis para o espectador. Lorente coloca o público em contato com os responsáveis pelas polícias científicas dos principais países da América Latina, os mais valiosos colaboradores da série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

PAULISTÃO A2: TV CULTURA TRANSMITE PRIMEIRO JOGO DA FINAL ENTRE NOROESTE E VELO CLUBE