NOVA SÉRIE DO DISCOVERY CHANNEL "VESTÍGIOS LATENTES" INVESTIGA OS CRIMES MAIS INSÓLITOS DA AMÉRICA LATINA E ESPANHA

Em fevereiro, o Discovery Channel estréia sua mais recente produção original. Trata-se de VESTÍGIOS LATENTES, uma série de dez capítulos que caracteriza a programação forense do canal. Filmada no México, Colômbia e Espanha, a atração terá seus dois primeiros episódios exibidos no dia 16 de fevereiro, a partir das 21h. Os demais capítulos serão transmitidos às sextas-feiras, no mesmo horário.

Realizada pela empresa espanhola Malvarrosa para a Discovery Networks Latin America, VESTÍGIOS LATENTES reconstitui os processos de investigação criminal de casos em que as provas forenses, periciais e análises genéticas foram determinantes para apontar uma solução. Cada episódio faz uma reconstituição minuciosa dos fatos por meio de depoimentos, encenações e complexas animações em 3D. VESTÍGIOS LATENTES conta com a participação de peritos em crimes, cientistas de grande prestígio em seu campo e investigadores, além de testemunhos dos familiares das vítimas em questão, o que proporciona uma vertente humana ao relato.

Dois dos pilares da série marcam de modo especial seu caráter: a força e a dramatização das reconstituições e a qualidade do grafismo. Cenas de ação, crimes macabros, interrogatórios tensos e autópsias - tudo é recriado com realismo e numa linguagem mais própria de filmes de ficção do que de documentários. Paralelo a isso, as técnicas infográficas e as imagens em 3D nos aproximam do mundo do "super detalhe" que permite ilustrar as explicações médicas e científicas próprias do âmbito da ciência forense.

VESTÍGIOS LATENTES foca em dez casos legalmente encerrados (cinco deles ocorreram na Espanha, dois na Colômbia e três no México). A produção contou com a colaboração da Guarda Civil (Espanha), da Procuradoria Geral da República (México) e da Chefia da Polícia Judicial colombiana. Os profissionais dessas instituições abriram as portas de suas instalações e seus arquivos para a equipe de gravação. Muitas das seqüências principais das histórias se desenvolvem em seus laboratórios e são protagonizadas por seus técnicos e responsáveis.

A produção conta com a consultoria científica do presidente da AICEF (Academia Iberoamericana de Estudos Forenses), Dr. José Antonio Lorente, quem também aparece diante das câmeras. Ele apresenta diferentes pontos de vista e colabora para que as complexas técnicas criminalísticas se tornem compreensíveis para o espectador. Lorente coloca o público em contato com os responsáveis pelas polícias científicas dos principais países da América Latina, os mais valiosos colaboradores da série.

Confira a seguir a descrição dos episódios de fevereiro:

Episódio 1 (16 de fevereiro, às 21h)
Em Tijuana (México), a polícia está à procura do assassino de um de seus agentes e consegue deter um transportador como autor do crime. Na prisão, porém, surgem dúvidas sobre sua identidade e uma velha cicatriz dispara o alarme. O detido pode ser o "Macaco", um dos criminosos mais procurados do México. A comparação fisionômica das fotos de ambos revela diferenças radicais, mas também algumas semelhanças. Assim, especialistas em genética da Procuradoria Geral da República são chamados para decifrar qual é a verdadeira identidade do suspeito.

Episódio 2 (16 de fevereiro, às 21h30)
Num povoado da província de León (Espanha), no último dia da temporada de caça, aparece o cadáver de um fazendeiro com três tiros de escopeta. A princípio, os investigadores acreditam que se trata apenas de um acidente de caça, mas a autópsia e a reconstituição dos fatos desmentem essa hipótese. Finalmente, para capturar o assassino, os técnicos da Guarda Civil deverão realizar uma prova sem precedentes de marcas com armas brancas.

Episódio 3 (23 de fevereiro, às 21h)
O cadáver de um estrangeiro com quatro marcas de bala é encontrado em San Andrés, uma ilha-resort do Caribe colombiano. Em um lugar onde o homicídio é praticamente desconhecido, o crime pode prejudicar a indústria do turismo e os investigadores precisam de pistas. Quando a polícia consegue localizar a maleta da vítima, descobre que o assassino é alguém que não estava disposto a pagar suas dívidas. Para acusar o suspeito, os técnicos forenses da DIJIN esperam que a análise de DNA de amostras de sangue colhidas em um táxi reúnam algumas coincidências. A poucos metros dali, os técnicos de balística analisam os projéteis extraídos do crânio da vítima.

Episódio 4 (23 de fevereiro, às 21h30)
O cadáver esquartejado de uma mulher é encontrado em um contêiner de lixo nas ruas de Madrid sem nenhum indício deixado pelo assassino. Para solucionar esse crime, investigadores da Guarda Civil deverão mergulhar no submundo da prostituição para deter um assassino em série embrionário, alguém com uma inteligência e instintos fora do comum. No final, os técnicos se concentram na inspeção da casa de um suspeito, onde a luz forense deverá revelar qualquer rastro de sangre. Se conseguirem isso, talvez a prova de DNA confirme a identidade do assassino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado