As guerras balcânicas em foco na Minissérie francesa do Eurochannel
Em 1892, o Sul da Macedônia, parte do Império Otomano, vive um período de instabilidade. Rizabey, o lorde da região, celebra o nascimento de um herdeiro, Zülfikâr. Anos mais tarde, conhecido como Z (Arnaud Binard), ele entra para a Universidade de Salonika, onde faz amizade com o grego Takis (Stratos Tzortzoglou).
Ao retornar para casa, ele se apaixona por Esma (Mélissandre Meertens), mas diferenças políticas o afastam de seu grande amor, sem saber que ela está grávida. Para esquecê-la, Z se casa com Myriam (Candela Fernández), uma refugiada judia.
Nos episódios seguintes, os personagens sofrem com o cenário da Segunda Guerra Mundial, que explode nos Balcãs e se alastra por toda a Europa. Ainda assim, na Península Balcânica, a guerra não deixou de existir desde os anos 1920, quando a Turquia perdeu território, e Albânia, Iugoslávia e Grécia cresceram. Nesta época, Z se envolve politicamente com o Primeiro-Ministro albanês. Quando Mussolini invade o país, Z é preso por se recusar a colaborar com a ocupação fascista.
Eurocinema: O Último Senhor dos Balcãs
Episódio 1 - Estréia dia 6/7 (sexta-feira), às 22h
Episódio 2 - Estréia dia 13/7 (sexta-feira), às 22h
Episódio 3 - Estréia dia 20/7 (sexta-feira), às 22h
Episódio 4 - Estréia dia 27/7 (sexta-feira), às 22h
Comentários