Eurochannel visita as mais belas construções europeias em maratona de Arquiteturas



A série Arquiteturas, atração exclusiva do Eurochannel, reúne as construções europeias mais apreciadas do mundo. No dia 16/5, sábado, a partir das 15h, o canal apresenta maratona com quatro patrimônios culturais exuberantes, que revelam traços de momentos marcantes da história do continente europeu e, consequentemente, do mundo.

Entre as estonteantes obras retratadas na programação especial, está um dos maiores monumentos da arquitetura islâmica, A Alhambra de Granada, uma das obras mais famosas do arquiteto Alvar Aalto. Além dela, a maratona revela detalhes do Palácio do Congresso de Roma, da Casa de Vento, localizada na Martinica, e da ousada Casa de Jean Prouvé. Veja a programação:

Euromagazine: Maratona Arquiteturas

Dia 16/5 (sábado)

Às 15h

A Casa de Jean Prouvé

O metal sempre esteve presente nos trabalhos do designer de móveis e arquiteto francês Jean Prouvé. Conhecido por criar soluções inteligentes e eficientes, ele desenhou, nos anos 1950, um dos melhores protótipos de casas pré-fabricadas existentes até hoje. Para atender uma encomenda do governo francês para ser construída na cidade de Niamey, na Nigéria, A Casa Tropical (como também é conhecida) foi erguida com uma estrutura leve de metal, que não absorve tanto o calor como o tradicional concreto. Tudo na casa é à base de alumínio, com partes lisas e finas o suficiente para ser transportada por um avião de carga. Jean Prouvé é conhecido também por sua crença na tecnologia para resolver os problemas do mundo e está entre os mais importantes nomes da arquitetura do século XX.

Às 15h30

A Casa de Vento

Para a chancelaria da Martinica, Christian Hauvette concebeu uma climatização natural, tirando proveito do vento da região. Aplicá-la para cerca de 6.000 m² de escritórios exigiu grande proeza técnica. Na entrada, enormes painéis de metal formam uma espécie de muro, que é aberto todas as manhãs para a passagem da brisa e também das pessoas que ali trabalham – afinal trata-se da entrada principal da chancelaria. Uma descoberta de arquiteto, que consiste em utilizar as vias de circulação normais do prédio como dutos de ventilação natural. Dentro do edifício, o vento atravessa os compartimentos separados por persianas de madeira. Depois, ele volta a sair pelas baias envidraçadas da fachada no lado oposto, feitas de milhares de lâminas de vidros nobres. Cabe a cada um regular a abertura para controlar a corrente de ar em seu escritório.

Às 16h

A Alhambra de Granada

Trata-se de um antigo palácio e complexo de fortificações dos monarcas islâmicos de Granada, no sul da Espanha. Também conhecida como Castelo Vermelho, a Alhambra ocupa o alto de uma colina arborizada. Em árabe, seu nome significa "a vermelha" (Al Hamra), por causa da cor dos tijolos de tapia, secos ao sol e feitos de argila e gravilha. Para alguns, o nome relembra o clarão avermelhado das tochas que iluminaram os trabalhos de construção prolongados, ininterruptamente durante anos. Outros associam o nome ao fundador, Mahomed Ibn-al-Ahmar, enquanto alguns defendem que sua origem vem da palavra árabe Dar al Amra, Casa do Senhor. O palácio foi construído entre 1248 e 1354, nos reinados de Ibn-al-Ahmar e seus sucessores.

Às 16h30

O Palácio do Congresso de Roma

Construído em 1942 pelo arquiteto italiano Marcelo Piacentini, o Palácio do Congresso de Roma é conhecido por seu átrio com 14 colunas de granito, cada uma medindo 12 metros de altura. O prédio faz parte de uma série de construções promovidas durante o governo do ditador fascista Benito Mussolini (1883-1945), na cidade de Roma. Situado ao sul da cidade, o palácio tinha o objetivo de transformar o local em um centro de modernidade. Piacentini desenhou o palácio como uma basílica, com um grande espaço central aberto para eventos. Seu design acentua os ângulos retos e sua fachada forma dois grandes cubos, resultando em uma unidade harmoniosa. Em outro ambiente, pilares de metal representam a tentativa do arquiteto em buscar uma continuidade do ambiente exterior dentro do prédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado