Globo estará presente na 13ª Festa Literária Internacional de Paraty com ações de incentivo à leitura e debates sobre juventude e território
Na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que começa na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, a Globo estará presente na programação com a realização de três mesas de debates, uma edição do Papus – plataforma de diálogo e relacionamento com o público jovem – ações de incentivo à leitura e uma intensa participação nas atividades da FlipZona, braço jovem da festa. As relações entre juventude, território e cultura permeiam todas as iniciativas.
Na programação da Casa de Cultura de Paraty, a Globo promove três mesas de debate abertas ao público em geral. Origem Periferia: um encontro sobre literatura e arte reunirá o ator Thiago Martins e o escritor Jessé Andarilho – autor de um livro escrito no celular durante viagens de trem – em torno das ligações entre arte e periferia. Em Juventude, cultura e território, Jailson de Souza, Binho Cultura e Adailton Medeiros voltam ao tema privilegiado pela Globo na sua atuação em Paraty. Os três mobilizadores culturais falarão de seus projetos, todos com forte atuação na periferia carioca, e vão refletir sobre as influências na juventude dessas áreas. Na terceira mesa,Ciranda de Autores – Contar, cantar e ilustrar, a escritora e roteirista Adriana Falcão conversa com as crianças da Flipinha. Ela fará a leitura de um trecho do livro Luna Clara & Apolo 11.
É na FlipZona que a Globo estará mais presente. Os jornalistas Júlio Molica, Anna Bernardoni e Antonia Martinho estimulam 60 repórteres voluntários da Central da FlipZona com a exibição de suas reportagens para a GloboNews, seguido de um debate sobre os bastidores da carreira e as possibilidades de atuação dos profissionais. Neste encontro, os repórteres amadores terão a oportunidade de desvendar os segredos que se escondem por trás da produção das notícias para TV.
Há 13 anos, a Flip se propõe a incentivar a leitura. Desta vez, a Globo reforçará este objetivo da festa com um bom papo, realizado a partir do Papus, uma iniciativa do Menos30, a plataforma de relacionamento da Globo com os jovens de 15 a 29 anos. No Papus Flip, 20 jovens mobilizadores sociais – 12 deles escolhidos entre moradores de Paraty – passarão o dia conhecendo os trabalhos que cada um realiza nas áreas de cultura e literatura. São jovens como Samira Ferder, de 18 anos, que criou um cineclube na cidade e mobiliza os alunos de ensino médio de Paraty a comparecer às sessões. Ao longo do dia, os jovens terão a chance de debater os temas que mais os tocam em suas áreas de atuação e, no fim do encontro, participarão, de forma colaborativa, da criação de uma campanha de incentivo à leitura.
Para encerrar as atividades da FlipZona, no domingo, último dia da festa, a atriz Bruna Linzmeyer conversa com o público sobre literatura e dramaturgia.
Serviço:
01/07 (quarta-feira)
Papus Flip
Horário: 08h – 18h
Local: Biblioteca da Casa Azul
02/07 (quinta-feira)
Oficina Repórter Multiuso – com Julio Molica, Anna Bernardoni e Antonia Martinho, da GloboNews
Horário: 15h -17h
Local: Central da FlipZona
03/07 (sexta-feira)
Mesa Origem Periferia: um encontro sobre literatura e arte
Participantes: Jessé Andarilho e Thiago Martins. Mediação: Verônica Lessa
Horário: 08h30
Local: Casa da Cultura
04/07 (sábado)
Mesa Juventude, cultura e território
Participantes: Jailson Souza, Binho Cultura e Adailton Medeiros. Mediação: Rafael Dragaud
Horário: 12h30
Local: Casa da Cultura
Ciranda de Autores – Contar, cantar e ilustrar
Participantes: Adriana Falcão, Odilon Moraes e a Alessandra Rascoe
Horário: 14h
Local: Palco principal da Flipinha
05/07 (domingo)
A hora da estrela – encerramento da FlipZona
Participante: Bruna Linzmeyer
Horário: 14h – 15h
Local: Casa da Cultura
Comentários