“Realidade Carcerária”: TV Aparecida denuncia situação precária do sistema prisional no Brasil em documentário inédito



O país está na terceira colocação do ranking mundial com maior número de encarcerados, atrás dos Estados Unidos e da China. Jornalista afirma que, na média nacional, o número de presos chega a ser duas vezes maior que a capacidade

a12.com/tvA TV Aparecida exibe no próximo domingo (06), às 19h30, imagens surpreendentes da realidade carcerária no Brasil. A equipe de jornalismo da emissora viajou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba, Goiás e Pará durante quase 3 meses para conhecer de perto o sistema prisional e os vários problemas que colocam o país em umas das primeiras posições do ranking mundial, com mais de 700 mil presos.

O jornalista Eduardo Miranda que visitou várias unidades prisionais, garante que o número de presos chega a ser na média nacional duas vezes maior do que a capacidade. "Ouvimos relatos de detentos, que denunciam violações aos direitos humanos, como tortura, falta de assistência à saúde, maus tratos, superlotação, racionamento de água e confinamento (castigo). Outro problema é a presenças de facções inimigas em um mesmo lugar e a falta de higiene", destaca.

No documentário, Miranda conversa com os próprios presos, familiares, diretores das unidades, autoridades do Poder Judiciário, como juízes de execução penal e desembargadores, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representantes da Pastoral Carcerária, na coordenação nacional e nos Estados visitados pela equipe.

O documentário, além de denunciar a atual situação carcerária, mostra histórias de ex-detentos e como é quando voltam à sociedade, demonstrando suas principais dificuldades. "Vamos exibir exemplos de dois egressos do sistema, no caso, Lincoln, de Florianópolis e Juscelino, de Joinville, no estado de Santa Catarina, que suportaram as atrocidades do cárcere e hoje deram um novo rumo à vida", conclui Eduardo Miranda.

O documentário que será exibido no dia 6 de novembro, data do "Jubileu dos Encarcerados", proclamado pelo Papa Francisco, terá continuidade no dia 20 de novembro com o especial "Um Mundo sem Cárcere", para marcar o encerramento do "Ano da Misericórdia", também definido pelo líder da Igreja Católica. 

A segunda reportagem destaca o encarceramento feminino, as medidas em discussão nas três esferas de Poder para tentar solucionar os vários problemas do sistema prisional, o trabalho da Pastoral Carcerária e o perdão como o caminho de volta para a sociedade. 

Serviço: "Realidade Carcerária 
Gênero: Documentário
Exibição: 06/11, às 19h30
Direção e Produção: Jornalismo TV Aparecida

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin