TV Tupi tem sua história narrada em Novela – 65 Anos de Emoções


Responsável pela produção da primeira telenovela brasileira, a emissora transformou os hábitos de milhões de pessoas em todo o país. A edição vai ao ar neste domingo (30/10), às 19h30, na TV Cultura

 


São Paulo, 26 de outubro de 2016 – 
O quarto episódio inédito da série Novela – 65 Anos de Emoções, intitulado TV Tupi: Pioneirismo e Renovação, conta a história da emissora responsável pela produção da primeira novela da televisão brasileira, em 1951: Sua Vida Me Pertence. A atração será exibida neste domingo (30/10)às 19h30, na TV Cultura.

Com a produção de inúmeras novelas, a TV Tupi conseguiu tornar o gênero televisivo um hábito na vida de milhões de pessoas em todo o país. Dramaturgos como Ivani Ribeiro, Geraldo Vietri e Walter George Durst, e atores como Juca de Oliveira, Ana Rosa, Sérgio Cardoso, Berta Zemel, Aracy Balabanian, Eva Wilma e tantos outros, transformaram a telenovela num importante produto público. Personagens como o Dr. Valcourt, de O Preço de Uma Vida, ou Nino, de Nino, o Italianinho, passaram a fazer parte do dia a dia dos telespectadores. 

Na década de 1960, a Tupi foi a responsável, também, por dois momentos revolucionários que mudaram os rumos da telenovela brasileira: O Direito de Nascer Beto Rockfeller. O Direito de Nascer gerou uma catarse coletiva em torno do drama de uma freira em busca do seu filho desaparecido, a ponto de o capítulo final da novela ter sido encenado em grandes festas de encerramento no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com a presença de milhares de pessoas. 

Na contramão dessa fórmula melodramáticaBráulio Pedroso cria Beto Rockfeller, que viria a ser um divisor de águas. Na história, desponta Luis Gustavo interpretando o anti-herói, o sujeito comum que tenta de todas as maneiras subir na vida, e uma galeria de personagens urbanos, com seus pequenos problemas cotidianos e a linguagem das ruas e dos botecos. Uma revolução que provocou mudanças profundas no gênero, daí em diante. No entanto, os problemas administrativos e financeiros que abalavam a TV Tupi asfixiavam a emissora, e em 1980 a pioneira saía do ar, definitivamente. 

Serviço:

Domingo (16/10), às 19h30, na TV Cultura

Reapresentação na sexta-feira 21/10, às 22h.




Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin