O Canal Brasil vai exibir nos dias 14, 15 e 16 de junho os seis episódios da série exclusiva "Junho 2013 – O Começo do Avesso", dirigida e idealizada pelo jornalista e documentarista Paulo Markun e pela socióloga Angela Alonso. A produção traz um panorama sobre as diversas manifestações que aconteceram em junho de 2013 no Brasil e que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas nas principais capitais do país. A série debate as principais motivações dos manifestantes, o papel da mídia, os grupos participantes e suas divergências de ideias, o processo de repressão policial, etc.
Com objetivo de entender as questões que envolveram esse momento do Brasil e os desdobramentos que são vistos até hoje, Paulo e Angela trazem, em seis episódios, entrevistas e relatos de membros do Movimento Passe Livre, líderes das passeatas realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, além de prefeitos e autoridades policiais dessas capitais. O movimento começou com protestos contra o aumento do preço das passagens nos transportes públicos e se refletiu em uma série de questões políticas. Por essa ótica, a lista de personagens entrevistados conta com nomes como Fernando Haddad, Carla Zambelli, Eduardo Paes, Pablo Capilé (ativista político), entre outros. A série conta ainda com registros sem cortes das ruas lotadas e informações sobre esse período da história.
Serão exibidos dois episódios por dia. A partir das 21h30 do dia 14, vai ao ar "Inspirações" e "Atores", no dia 15, no mesmo horário, "Mídias e Táticas" e "Violências" e, por fim, no dia 16, "Pautas" e "Desdobramentos" encerram a programação.
Junho 2013 – O Começo do Avesso (6X25')
Horário: Do dia 14 ao dia 16/06, às 21h30 (dois episódios em sequência a cada dia)
Direção: Paulo Markun e Angela Alonso
Sinopse: A série exclusiva do Canal Brasil caminha pelas manifestações que tomaram o país em junho de 2013. O movimento, que teve início por conta de reivindicações contrárias ao aumento do preço das passagens nos transportes públicos em algumas localidades, evoluiu, ganhou o território nacional, e levou mais de 1 milhão de pessoas às ruas com as mais diversas pautas. A produção conta, a partir de depoimentos de figuras importantes deste momento da história brasileira e imagens de arquivo, quais foram as motivações, o papel da mídia, os principais grupos participantes e suas divergências de ideias, o processo de repressão policial e os desdobramentos, que ainda são refletidos na atualidade.
Comentários