“Deixa Ela”, série documental do GNT, aborda as dificuldades e preconceitos que as mulheres sofrem no universo do futebol


 

A cada episódio, a série retrata o machismo presente nas diversas áreas do esporte, seja na diferença salarial, de oportunidades e até nas experiências do cotidiano

 

Foto: Divulgação GNT

 

No mês que marca o início da Copa do Mundo Feminina, "Deixa Ela" mergulha nas dificuldades e preconceitos enfrentados pelas mulheres no mundo do futebol. Com estreia no dia 12 de julho, a série documental traz, em cinco episódios inéditos, relatos de jornalistas, jogadoras, árbitras, torcedoras e técnicas apaixonadas pelo esporte, com o intuito de mostrar o machismo presente nesse meio e compartilhar as experiências de resistência adotadas.
 

Com direção de Ana Abreu e Fernanda Frazão, a produção da FLUXA Filmes foi realizada com uma equipe composta por 90% de mulheres e as filmagens aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia em 2023. Às vésperas do maior campeonato de futebol mundial, a série traz grandes nomes da seleção brasileira como a técnica Pia Sundhage e a goleira Letícia Izidoro, além da comentarista Ana Thais Matos, primeira mulher a comentar uma Copa do Mundo na TV aberta.
 

O primeiro episódio conta com jornalistas e comunicadoras que trabalham na área: Ana Thais Matos, comentarista da Globo, e a apresentadora Bianca Santos, do canal Desimpedidos. Elas falam sobre as inúmeras agressões e assédios que enfrentam por ocuparem lugares que, tradicionalmente, pertenciam aos homens, e como isso repercute em suas vidas pessoais e profissionais. "Nunca me imaginei sendo personagem de uma série, ainda mais falando sobre a minha carreira e trajetória, mas espero inspirar muitas mulheres, meninas e até mesmo para aqueles que resistem ao trabalho de uma mulher no futebol", afirma Ana Thais Matos.
 

Já as árbitras Edina Alves e Anny Albuquerque contribuem, no segundo episódio, ao articularem sobre o local que ocupam: de tomada de decisões rápidas e de extrema pressão, além das dificuldades ao apitarem diferentes jogos, desde a várzea até campeonatos internacionais.
 

Na sequência da série documental, Maria Ribeiro, torcedora e conselheira do Bahia; Raíssa Visco, diretora e uma das fundadoras do Tricoloucas e Leda Costa, vascaína e pesquisadora de futebol, comentam sobre a arquibancada e o entorno dos estádios ainda serem lugares hostis para as torcedoras. "A expectativa sobre a participação na série é grande, pois é uma oportunidade de mostrar às pessoas como é a vivência de uma mulher no estádio de futebol, liderando uma torcida exclusivamente feminina e contribuindo para que as pessoas entendam que lugar de mulher é onde ela quiser e merecemos respeito!", explica Raíssa.
 

Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, e Rosana Augusto, treinadora de Futebol Feminino do Red Bull Bragantino, também estarão presentes em um dos episódios para compartilhar suas experiências sobre a predominância de homens ocupando os cargos de liderança no esporte, até mesmo em equipes femininas. Elas também revelarão suas estratégias de trabalho para enfrentar essa realidade. "Fico feliz e honrada em participar de uma série que traz o futebol feminino como tema central. O brasileiro ama futebol e poder contar essa história ao lado de tantas referências é algo que me deixa feliz e orgulhosa da caminhada que estamos trilhando pelo sucesso da modalidade", conta Pia.
 

Por fim, Cristiane Rozeira, atacante do Santos, e Letícia Izidoro, goleira da seleção, falam sobre a resistência que enfrentam como jogadoras de alto desempenho que têm que provar sua capacidade, mesmo em um país que é berço de grandes craques do futebol. Elas comentam sobre suas maiores dificuldades e conquistas.

"Deixa Ela" estreia no dia 12 de julho e conta com cinco episódios semanais, com duração de 30 minutos cada, exibidos às quartas, às 23h30.

 

FICHA TÉCNICA

 

Criado por: Ana Abreu

Direção: Ana Abreu, Fernanda Frazão

Roteiro: Ana Abreu, Maristela Mattos, Ana Victoria Almeida

Realização: Bárbara Bárcia, Fernanda Prestes

Produção Executiva: Fernanda Prestes, Laura Castro

Direção de fotografia: Maria Navarro

Montagem: Marcela Amarante, edt., Rita Carvana, Fernanda Quinteiros

Pesquisa: Luísa Prochnik

Colaboração de roteiro: Fernanda Frazão

Direção de Produção: Cristina Flores

Coordenação de Produção: Renata Peralva

2ª Câmera: Laís Dantas, Valentina Denuzzo, Isadora Brant

Câmera Adicional: Mariana Bley

Som direto: Andressa Clain (SP), Priscila Alves (RJ), Gabriela Palha (SSA)

Loggers: Lê Ramos e Deborah Pavani (SP), Paula Rocha e Ananda Correia (RJ), Nathalia Luz (SSA)

Assistente de direção: Daniela Aburad

2ª Assistente de Direção: Juliana Balhego

Assistentes de câmera: Omar Ugelli, Laís Teixeira, Paula Rocha

Assistente de câmera adicional: Paula Ortiz

Assistente de produção executiva: Becky Camara

Assistentes de som: Luísa Lemgruber (SP), Pedro Moraes (RJ), Dora Moreira (SSA)

Assistentes de Montagem: Ananda Correia, Fernanda Quinteiros, Paula Sancier, edt., Wellington Freitas, edt.

Fixers: Pri Mastro (SP), Débora Ambrósia (RJ), Maria Íris Neves (SSA)

 

EQUIPE DE PÓS PRODUÇÃO

Coordenadora de pós-produção: Deborah Pavani

Trilha sonora original: Maíra Freitas (Danada Produções)

Mixagem e edição de som (foley): Florencia Saraiva - Akamine, Katia Dotto

Identidade Visual e Videografismo: Vento Estúdio (Fernanda Kassar e Priscila Lopes)

Colorista: Felipe Manoel, Maísa Joanni

Finalização: João Paulo Araújo

Produção de finalização: Deborah Pavani

Assistentes de finalização: Paula Sancier, edt., Wellington Freitas, edt.

 

COPRODUÇÃO

FLUXA Filmes e GNT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024