ANIMAL PLANET ACOMPANHA NASCIMENTO DE BEBÊ GIRAFA


 
 
 
Após quinze meses de gestação e muitos preparativos, fêmea Katie dá à luz seu filhote; especial ouve veterinários, registra o parto e as primeiras
horas do bebê
 
 
Cena de "A Bebê Girafa"
 
 
 

Na quinta-feira, 9 de julho, às 22h50, o Animal Planet exibe a produção exclusiva A BEBÊ GIRAFA (Giraffe Birth Live). Com uma hora de duração, o especial tem acesso às dependências do zoológico de Dallas em um momento especial para todos seus funcionários: a girafa Katie está prestes a dar à luz um filhote muito aguardado.

Animais originários da savana e exemplos do quão caprichosa pode ser a natureza nas adaptações evolutivas, as girafas não estão a salvo do perigo do extinção: hoje há cerca de cem mil indivíduos na África. Para criar uma população independente, os zoológicos dos Estados Unidos desenvolvem projetos de reprodução em cativeiro – integrante de um desses projetos, Katie teve seu primeiro filhote há três anos, quebrando um período de mais de duas décadas sem bebês girafas no Zoológico de Dallas.

Dócil e inteligente, Katie está pronta para o trabalho de parto de seu segundo filhote depois de uma gestação de 15 meses. Pela primeira vez, oito câmeras em alta definição filmarão o momento do nascimento na maternidade do zoológico, acompanhando todas as etapas do parto e as primeiras horas de vida da girafinha.

Os funcionários e as outras 11 girafas que vivem no Zoo de Dallas estão em polvorosa – após mais de um ano de preparativos, Katie finalmente é encaminhada à maternidade, um recinto separado dos demais animais, com grades por onde as outras girafas olham curiosas.

Em entrevistas, o diretor do zoológico Harrison Edell e as responsáveis pela área das girafas, Allison Dean e Jessica Romano, dão os detalhes sobre a história de Katie, de Tebogo – o pai do bebê – e as providências que um programa de reprodução em cativeiro exige: uma delas é a construção da maternidade, um espaço seguro e com solo de areia fofa que ajuda a amortecer a queda de quase dois metros que todo filhote de girafa sofre ao nascer.

No mundo selvagem, o nascimento do filhote é um momento crítico: mãe e bebê ficam extremamente vulneráveis e expostos aos predadores da savana. Por isso, a interferência humana no trabalho de parto de Katie só ocorrerá em caso de emergência. Os veterinários acompanham as imagens em tempo real enquanto Harrison Edell explica aos telespectadores as etapas do nascimento do bebê e o trabalho prévio para averiguar o bom desenvolvimento do feto e a saúde de Katie.

Depois do parto, a atenção é redobrada: mãe e bebê estão exaustos, mas devem seguir um ritual de limpeza e estímulo para que o filhote consiga ficar de pé – parte do processo fundamental para o desenvolvimento do vínculo entre fêmea e filhote. Cada etapa é um milagre da natureza presenciado pelas câmeras do Animal Planet, que captam toda a emoção do momento.

SERVIÇO

A BEBÊ GIRAFA (Giraffe Birth Live).

Estreia: quinta-feira, 9 de julho, às 22h50

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado