Canal Curta :: Destaques da semana de 6 a 12 de julho

Canal Curta lança "Três Irmãos de Sangue", filme sobre Betinho, Henfil e Chico Mário
Betinho, Henfil e Chico Mário foram três irmãos que lutaram contra problemas cruciais da sociedade brasileira como a fome, a miséria e a censura e abuso de poder impostos pela Ditadura. Hemofílicos, foram contaminados com o vírus do HIV em uma transfusão de sangue, mas não se abateram e fizeram da solidariedade sua principal bandeira. "Três Irmãos de Sangue", de Ângela Patrícia Reiniger, estreia na Sexta da Sociedade, 10 de julho, no Canal Curta! no ano em que Betinho completaria 80 de vida – ele nasceu em 3 de novembro de 1935. O documentário retrata como a iniciativa desses três ativistas se relaciona com a história do Brasil, tanto na política, quanto no âmbito social e cultural.


Ron English, Kenny Scharf, Laurie Lipton, Frank Kozik, Tara Mc Pherson e Jonathan Levine são alguns dos nomes que ganham destaque em "Popping Up", documentário que estreia dia 7, na Terça das Artes. Rodado em cidades como Nova York, Los Angeles, São Francisco e Miami, o filme traz entrevistas e mostra a arte desses profissionais, que atuam como grafiteiros, designers de toy art e galeristas. O longa apresenta os mais diversos meios de expressão desses artistas, que estampam suas obras em gravuras, esculturas e até em roupas, caracterizando o movimento alternativo ao circuito tradicional de museus e galerias. A trilha sonora foi criada com exclusividade pelo produtor e DJ paulistano Renato Cohen.


A Quarta de Cinema, dia 8, traz a série "Filmes que Marcaram Época" e destaca a obra "O Desprezo". Em paralelo aos bastidores da produção que teve Brigitte Bardot e Fritz Lang no elenco, a série detalha o processo de decadência que o cinema enfrentou na década de 60. Ainda dia 8, o "A Vida É Curta!" terá o suspense como tema. A estreia fica por conta de "O Hóspede", ficção de Ramon Porto Mota e Anacã Agra, que se passa em uma pousada no interior da Paraíba, cujo proprietário decide descobrir o mistério sobre um incidente e um hóspede do lugar. Na sequencia, será exibido "Cova Aberta", de Ian Abé. O curta narra a história de Roberta, uma mulher em sofrimento que viaja pela BR-230. Ao encontrar uma jovem mais atormentada que ela, acaba deixando sua dor de lado e se propõe a ajudar a garota, trazendo para sua vida o medo da morte.


"O Brasil de Darcy Ribeiro: O Paraíso Perdido", de Ana Maria Magalhães, vai ao ar dia 9, na Quinta do Pensamento, e conta com depoimentos do próprio Darcy e de amigos do antropólogo, político e escritor. O documentário aborda a formação em Montes Claros, a iniciação profissional, a personalidade e o ambiente familiar, além da influência da Segunda Guerra Mundial em suas escolhas políticas.


TERÇA DAS ARTES
"Popping Up!" (documentário)
Gravado em fevereiro e março de 2014 em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Miami, Popping Up mostra entrevistas e obras de arte de artistas como Ron English, Kenny Scharf, Tara McPherson, Winston Smith, Skinner e Frank Kozik entre muitos outros, além de galeristas como Jonathan LeVine e Matt Kennedy (La Luz de Jesus). Uns chamam de lowbrow, outros de pop, a verdade é que a arte atual está definitivamente enterrando os preceitos da arte moderna, ao mesmo tempo que chega cada vez mais perto do homem comum. A arte nunca foi tão aberta e democrática como agora. Através das mais diversas formas como pintura, gravura e arte de rua, além de esculturas e objetos diversos, únicos ou múltiplos, os artistas de hoje falam diretamente com o público, evocando identificação automática através de uma estética menos hermética e criando um circuito paralelo menos elitista que o da arte institucionalizada. Popping Up mostra as características dos movimentos artísticos mais populares da atualidade provando que a arte hoje se integra no dia a dia e pode ser vista em diversos espaços, e mesmo fora dos museus e galerias. A trilha de Popping Up foi criada com exclusividade pelo produtor e DJ paulistano Renato Cohen. A edição e a câmera ficaram a cargo do videomaker americano Max Basch. A direção é de Beth Ferreira.


Diretor: Beth Ferreira 
Duração: 53 min. Ano: 2004
Estreia: 7 de julho, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 8 de julho, quarta-feira, às 3h e às 17h / Dia 9 de julho, quinta-feira, às 11h / Dia 11 de julho, sábado, às 23h 
Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA
"O Desprezo" (Filmes que Marcaram Época) 
Jean-Luc Godard dirigiu "O Desprezo", de 1963, com Brigitte Bardot, na época um dos ícones do cinema mundial, e Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um diretor. A produção mistura duas rupturas: a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de produções diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.
Diretor: Antoine de Gaudemar
Duração: 52 min. Ano: 2013
Exibição: Dia 8 de julho, quarta-feira, às 21h 
Horários alternativos: Dia 9 de julho, quinta-feira, à 1h e às 15h / Dia 10 de julho, sexta-feira, às 9h / Dia 11 de julho, sábado, às 19h
Classificação: Livre

A VIDA È CURTA! "O Hóspede" (estreia), "Cova Aberta" e "Master Blaster - Uma Aventura de Hans Lucas na Nebulosa 2907n".
Semana de suspense no "A vida É Curta!". Abrindo a faixa, uma estreia: "O Hóspede", de Ramon Porto Mota e Anacã Agra, se passa no interior da Paraíba, em uma pousada. Um incidente com um hóspede misterioso deixa o proprietário do estabelecimento inquieto e em busca de informações sobre o visitante. Na sequência, "Cova Aberta", de Ian Abé, que também é novidade na grade do canal, mostra um curta baseado no medo da morte. Para encerrar, o filme "Uma Aventura de Hans Lucas na Nebulosa 2907n", de Raul Lemos Arthuso, relata uma ficção sobre o agente intergalático Hans Lucas, enviado para investigar o evento astronômico, que mudou os hábitos da população local.
Estreia: 8 de julho, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 9 de julho, quinta-feira, à 0h / Dia 10 de julho, sexta-feira, às 8h / Dia 11 de julho, sábado, às 6h

QUINTA DO PENSAMENTO
"O Brasil de Darcy Ribeiro" (documentário)
Com depoimentos de amigos e do próprio Darcy, o episódio retrata a sua personalidade e formação desde Montes Claros e o ambiente familiar; a influência da Segunda Guerra em sua definição política no meio universitário e o despertar para a literatura em Belo Horizonte; até a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.
Diretor: Ana Maria Magalhães
Duração: 52 min. Ano: 2013
Exibição: Dia 9 de julho, quinta-feira, às 23h 
Horários alternativos: Dia 10 de julho, sexta-feira, às 3h e às 17h / Dia 11 de julho, sábado, às 10h45 / Dia 12 de julho, domingo, às 23h
Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE
"Três Irmãos de Sangue" (documentário) 
Três Irmãos de Sangue mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Eles contribuíram, cada um a sua maneira, para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período.
Diretor: Ângela Patrícia Reiniger
Duração: 102 min Ano: 2006
Estreia: 10 de julho, sexta-feira, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 11 de julho, sábado, às 1h30m/ Dia 12 de julho, domingo, às 20h15m / Dia 13 de julho, segunda-feira, às 15h / Dia 14 de julho, terça-feira, às 9h
Classificação: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado