Colônia Angolana é tema de programa no SescTV

A atração vai ao ar no dia 9/7, quinta, às 21h30


Foto: Giros Produções.

A série Coleções, que mostra os principais elementos da cultura brasileira em linguagem documental para televisão, apresenta Colônia Angolana, episódio que fala sobre a vida, a cultura e a culinária destes estrangeiros que deixaram seu país durante a guerra e vieram para o Rio de Janeiro. A atração, que também aborda a relação entre o Brasil e Angola, integra o tema Colônias de Imigrantes e vai ao ar dia 9/7, quinta, às 21h30, com direção geral de Belisario Franca.

Um dos personagens do filme, a cabeleireira Suzana é neta de um soba, nome dado, na África, a chefe de um povoado ou de um grupo. Durante a guerra em seu país, ela permaneceu por seis meses sob o cativeiro da União Nacional para Independência Total de Angola – Unita. Em 2002, mudou-se para o Brasil em busca de trabalho e de uma vida melhor. Seu avô desapareceu durante os conflitos e nunca mais foi visto.

Garcia Zacarias, maestro do Coral Africano Amor do Senhor, vivia em Luanda e decidiu vir para o Brasil para não ter que prestar o serviço militar obrigatório em sua terra natal. Ele expõe as dificuldades encontradas quando chegou ao Rio de Janeiro com pouco dinheiro e como montou o coral. O DJ Falcão, conhecido em seu país, resolveu se mudar para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar Engenharia da Computação. Ele conta sobre o seu dia-a-dia, as amizades que conquistou, as diferenças culturais e de ter preparado terreno para a chegada de conterrâneos, como o cantor P. Jeff, que também dá depoimento ao programa.

O episódio mostra ainda entrevistas com o professor Jonuel Gonçalves, que comenta sobre a guerra em Angola e a imigração de angolanos para o Brasil; além de destacar a facilidade de integração que esses estrangeiros possuem com a cultura brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado