Retrosexual Sexo Adolescente no VH1

De filmes e programas de TV que falam sobre a virgindade até o primeiro beijo nos bailes da escola, os jovens dos anos 80 eram obcecados por sexo. Essa mania restringia-se à típica vida suburbana dos EUA. Estima-se que mais da metade de todos os jovens de 18 anos fizeram sexo em meados dos anos 80.

Retrosexual Anos 80s: Sexo Adolescente abordará a explosão dos filmes sobre sexo, personagens de TV, imagens eróticas, vídeos e livros que saturaram a década da cultura pop e influenciaram uma geração de jovens excitados. Falará da responsabilidade da sociedade por essa explosão que incluiu mudanças de atitude nos filmes e na TV, como também a educação sexual nas escolas e a uma série de especiais cujo tema era a vida pós-escola. Utilizando uma grande variedade de referências da cultura pop, o programa revela seus status sócio-econômicos, diversões, fantasias e tradicionais rituais de passagens que eram usados como ferramentas para representar o sexo na adolescência.

Retrosexual Anos 80s: Sexo Adolescente citará um eclético mix de ícones pops, estrelas dos anos 80 e comediantes que podem tratar de assuntos nostálgicos de forma bem divertida. Os temas do programa incluem:

  • Fascinação pela virgindade: A década dos anos 80 assistiu diversos filmes que tratavam da perda da virgindade. A cultura constantemente foca que a virgindade causa pressão e ansiedade no cotidiano dos jovens. O mundo “virgem” carregou um estigma inédito. Esses filmes estavam saturados: um estudo de 1984 mostrou que 53% das garotas de 18 anos tinham feito sexo. Um estudo similar revelou que 66% dos garotos de 18 anos fizeram parte dessa estatística.
  • Nerds ninfomaníacos: Eles eram espertos, mas quando se aproximavam do sexo oposto parecia o contrário. Esses filmes e vídeos estereotipados a um grupo comprovaram ser verdade: jovens com notas baixas eram mais propícios a ter mais experiências sexuais (mais de 50%), enquanto que aqueles com notas mais altas tinham menos propensão (21%). Os filmes também davam a entender que no final, muitos daqueles nerds não eram tão perdedores como pareciam e as garotas “quentes” que sempre falavam mal deles, até que tinham uma queda.
  • Desejo de Cusack: Diferente dos jovens atraentes, como Rob Lowe e Tom Cruise, John Cusack era igual à maioria dos adolescentes que procuravam amor. Não importa se ele conseguia transar ou apenas arranjar uma namorada, todos os Estados Unidos eram apaixonados por esse tipo de filme: um jovem cheio de hormônios que apenas desejava ter uma companheira.
  • Panelinha: Para integrar a elite da sociedade era preciso ter carros legais, roupas extravagantes e atitudes desagradáveis, ou ser do time da escola com boa aparência e popularidade. Esses personagens também ilustraram o auge do materialismo dos anos 80. Foi uma época onde o que você era, com quem andava e o que vestia definiam seu status na escola e, obviamente, as chances com o sexo oposto.
  • Semana do saco cheio: As férias escolares para os jovens (na maioria calouros) eram a época de conseguir transar ou morrer tentando. Nos anos 80 isso foi mais freqüente do que nunca. Muitos filmes representaram esses ávidos garotos loucos por sexo, indo a pequenas e pacatas cidades litorâneas, até fugirem de lá. Era como se a vida imitasse a arte, com o surgimento dos jovens conversando sem parar sobre a semana do saco cheio em cidades como Daytona, Ft. Lauderdale, entre outras. A MTV monopolizou esse movimento dos anos 80 durante muito tempo com sua programação especial sobre o evento.
  • Verdades e conseqüências: sem tomar cuidado com o sexo sem prevenção, a sociedade foi obrigada a tomar algumas providências por causa de alguns problemas sérios. Sexo seguro, camisinha, gravidez na adolescência, aborto, AIDS e DST tornaram-se parte da cultura popular como nunca. De acordo com as pesquisas, menos da metade dos garotos e das garotas usavam algum tipo de método contraceptivo. Não é surpresa que quatro entre 10 adolescentes engravidam antes dos 20 anos. Em 1984, aproximadamente 892.000 gravidezes de jovens terminaram em aborto. Pela primeira vez, nas escolas de ensino fundamental e de ensino médio dos Estados Unidos, foram dadas aulas sobre educação sexual. Hoje em dia, em algumas escolas, isso já começa no maternal.
  • Ritos de Passagem/ Despertar da vida sexual: Todo mundo possui ritos de passagem próprios: o primeiro beijo, primeiro orgasmo, fantasias sexuais, entre outros. Esses momentos eram representados de todas as formas durante os meados dos anos 80 porque era inevitável não passar por eles. É também uma coisa pela qual os adolescentes de todas as gerações vivenciam. É por isso que esses temas são freqüentemente representados nos filmes e programas de TV até hoje.

Quinta-feira, 25 de janeiro, às 19h

Reprise às 23h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado