UMA DÉCADA ATRAVÉS DOS OLHOS DA CNN EN ESPAÑOL


Em 17 de março de 1997 foi lançada a CNN en Español, com 4 milhões de assinantes. Hoje, esse número chega a mais de 21 milhões de assinantes na América Latina e Estados Unidos, com ampla e detalhada cobertura, e em contexto sobre os sucessos que comovem a região e o mundo. O canal se caracterizou por sua excelência em jornalismo, seus valores éticos, independência, equilíbrio, imparcialidade, credibilidade, profissionalismo, seu compromisso com a audiência e sua inovação ao distribuir conteúdo através de novas plataformas.

"Orgulhamos-nos de celebrar nosso décimo aniversário, que marca a historia do jornalismo televisivo em Espanhol", comenta Christopher Crommett, vice-presidente sênior da CNN en Español. "A CNN en Español tem sido a referência entre uma audiência latino-americana fiel e mais recentemente nos Estados Unidos. Inclusive, chegamos em certos horários no Canadá, Espanha e Japão. Agradecemos a confiança que a audiência vem depositando em nós durantes estes dez anos e iremos nos empenhar para servir melhor ao exigente público que nos sintoniza".

Um ano para celebrar Comemorando seu aniversario, a CNN en Español apresentará durante o ano de 2007 uma série de iniciativas e programas especiais sobre os acontecimentos e personalidades importantes dos últimos 10 anos e as tendências que se antecipam. Nesta semana foi lançado um logotipo comemorativo dos dez anos do canal, além de entrevistas com figuras influentes. Em 15 de março, às 22h, será transmitido o programa especial 10 Años de CNN en Español - América Latina, apresentado por Patricia Janiot - principal apresentadora do canal, que trabalha na CNN en Español desde 1992 - no qual se destacam os eventos mais relevantes da década passada na região, incluindo a libertação dos reféns na residência do embaixador japonês do Peru; a batalha judiciária pela extradição de Pinochet de Londres; desastres naturais, entre eles o furação Mitch, o terremoto na Colômbia e as inundações na Venezuela e a cobertura das disputas políticas no México, Venezuela, Argentina, Bolívia e Equador. O programa mostrará também como o futuro chegará a América Latina, através dos olhos de seus repórteres, assim como as expectativas e previsões para os próximos 10 anos em temas como o aquecimento global, as crises energéticas, a mudança social, a expansão dos mercados e as novas alianças econômicas na região. No dia 17 de março, às 22h, outro especial - América Latina y EE.UU.: Políticas de Rencor - informará sobre a influência do conflito do Oriente Médio, em particular a guerra no Iraque, os sentimentos anti-americanos na região e como isto afeta as relações com Washington em momentos em que novos governantes, em vários países, seguem distintos caminhos ideológicos. Também, se difundirá uma série de reportagens especiais durante o ano, recordando importantes notícias desde 1997, incluindo a morte de Madre Teresa de Calcutá. A série de programas comemorativos continua com um especial sobre negócios, em abril, esportes, em maio, tecnologia, em junho, entretenimento, em julho, finanças pessoais, em agosto, medicina, saúde e família, em setembro, negócios mundiais, em outubro, moda, em novembro e notícias mundiais, em dezembro.

CNN en Español: pioneira em notícias 24 horas por dia

O que se iniciou em 1988 como um serviço limitado de notícias em Espanhol, evoluiu para um canal de notícias 24 horas. Em maio do mesmo ano, a CNN começou a produzir noticiários de meia hora por dia, para distribuição principalmente nos Estados Unidos.

Em 1993, a CNN ampliou suas operações em Espanhol para quatro noticiários diários de meia hora, depois a seis, e começou a se concentrar mais no crescimento do mercado da televisão paga na América Latina. Estes seis noticiários formaram o núcleo do canal totalmente em Espanhol durante as 24 horas do dia, lançada em 1997.



Em 29 de março de 1993, os serviços de notícias se estendem para rádio, com a CNN Radio Noticias, a precursora da CNN en Español RADIO, que fornece noticiários independentes ao vivo, a cada hora, para afiliadas nos Estados Unidos e América Latina. Hoje em dia, também oferece material de áudio em formato mp3 através de A la Carta, um site para afiliadas que inclui mais de 200 informações diárias, notas sobre atualidades, trechos de entrevistas com personalidades e reportagens exclusivas. A CNN en Español RADIO é o único serviço de notícias por rádio em Espanhol deste tipo e serve a mais de 45 afiliadas nos Estados Unidos e mais de 15 redes e afiliadas independentes na América Latina.



Dois anos depois do início do canal de TV 24 horas, a CNN en Español lançou um sinal separado para o México, que transmite Noticias México, um programa em horário nobre apresentado por Patricia Janiot, dedicado a cobrir importantes acontecimentos para os telespectadores mexicanos. Também criou a INFOCINTA, uma faixa informativa com profundidade para o México. Em 2005, a CNN en Español lançou o primeiro programa regular de entrevistas do canal, Aristegui, que se transmite diretamente de seus estúdios, na capital mexicana.

O ano de 2006 marcou a história do canal pela cobertura de 12 eleições presidenciais na América Latina, além da realização de um ciclo de Debates Presidenciais com os candidatos na Nicarágua, Colômbia e Equador, que seguiu para Santiago, Chile, ao fim de 2005.

Uma década depois. mais que nunca a vanguarda

Com credibilidade e eficiência cada vez maior, a CNN en Español se especializa na cobertura ao vivo de notícias do último momento e reportagens instantâneas de sucessos importantes ao redor do mundo. Sua programação conta com noticiários de 30 minutos, seguidos de um resumo das notícias de 90 segundos e logo depois, programas especializados de meia hora sobre esportes, negócios, finanças pessoais, cinema, entretenimento, tecnologia, golfe, estilo de vida e desenho, vida familiar, saúde, viagens e um resumo de informações de outros canais do mundo.

A CNN en Español conta com uma equipe de jornalistas bilíngües em Atlanta e uma extensa rede mundial de repórteres que fala Espanhol nos escritórios permanentes em Buenos Aires, Havana, México, Jerusalém, Miami, Nova Iorque, Washington e Los Angeles, tecnologia de vanguarda para a compilação, produção e apresentação de notícias.

A CNN en Español anunciou este mês o lançamento do portal de notícias financeiras CNNExpansión.com, que segue ao serviço de telefonia celular (SMS - serviço de mensagens curtas) no México; vídeos com informações nos sites em Espanhol do Yahoo!; streaming vídeo para celular; disseminação de notícias através do Newsource para a televisão aberta na América Latina, com vídeo limpo, sem sobreposições e com som original, sinal digital e respaldo de 24 horas; e um Micronoticiero apresentado pelos âncoras da CNN en Español, produzido diretamente para as estações afiliadas diretamente dos estúdios em Atlanta. www.CNNenEspanol.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado