A brasilidade de Ary Barroso no palco do Som Brasil
Ary Evangelista Barroso nasceu em Ubá, Minas Gerais, no dia 07 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, aos sete anos aprendeu a tocar piano com uma tia. Aos 18, Ary Barroso mudou-se para o Rio de Janeiro, para cursar a faculdade de Direito. Inventor do samba-exaltação, Ary Barroso foi narrador esportivo apaixonado e militante pioneiro da luta pelo direito autoral, tornou-se compositor-ícone da era do rádio e foi apresentador de um dos programas mais populares das décadas de 1940 e 1950: "Calouros em Desfile", em que foram revelados nomes como Dolores Duran e Elza Soares.
A responsabilidade de interpretar alguns dos clássicos de Ary Barroso no 'Som Brasil' está a cargo de Daniela Mercury, que além de interpretar o "hino" "Aquarela do Brasil", canta "Isto aqui o que É", "Pra Machucar meu Coração" e "Risque". "O repertório de Ary Barroso é muito importante, ele cantou muito o Brasil e a Bahia, e suas músicas são muito presentes na minha vida", disse a baiana durante a gravação do programa.
Uma das maiores revelações da atualidade, a cantora potiguar Roberta Sá entoa "Morena Boca de Ouro", "Faceira" e "Foi Ela". "O Ary é uma das maiores referências de MPB no mundo. Ele era apaixonado pelo Brasil e o que tenho em comum é esta paixão incondicional pelo nosso país", falou Roberta.
Nascido na Lapa, no Rio de Janeiro, o grupo Casuarina ganhou repercussão nacional revisitando o choro e o samba. No 'Som Brasil' em homenagem a Ary Barroso, o grupo interpreta "Camisa Amarela", "Na Baixa do Sapateiro" e um medley de "Quindins de Iaiá" e "No Tabuleiro da Baiana".
Fundindo tradição e inovação, o contratenor pernambucano Fênix canta "É Luxo Só", "No Rancho Fundo" e "Na Batucada da Vida". O intérprete admite que achava Ary Barroso muito conservador. "Mas depois me dei conta de que ele era boêmio, trovador, um apaixonado pelo país", falou Fênix.
'Som Brasil' é escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud e tem direção de Sergio Cunha, com direção geral de Luiz Gleiser. A produção musical leva as assinaturas de Guto Graça Mello, Ricardo Leão e Guilherme Dias Gomes e a coordenação musical é de Wagner Faria. Fernando Schmidt assina a cenografia do programa. 'Som Brasil' em homenagem a Ary Barroso foi gravado nos dias 18 e 19 de agosto, nos estúdios da Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e será exibido no dia 26 de setembro, sexta-feira, logo após o 'Programa do Jô'. A próxima edição, a ser exibida em outubro, presta homenagem ao centenário de Cartola.
Comentários