DISCOVERY NARRA A FAMOSA ‘FUGA DAS FARC’


Pela primeira vez, um canal de televisão exibe a fuga do colombiano Pinchao, que após

passar nove anos em cativeiros das Farc, realizou uma fuga de 17 dias

Depois de passar nove anos em poder dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o policial colombiano Jhon Frank Pinchao consegue escapar do cativeiro e embrenha-se na floresta amazônica. Sem saber nadar, ele improvisa um flutuador com um galão plástico amarrado ao corpo, vence o medo e se deixa levar pela correnteza de rios caudalosos. Quase sem água e comida, sofrendo de desnutrição e andando sem direção, Pinchao passa 17 dias buscando um caminho que o leve a um vilarejo e, conseqüentemente, à tão sonhada liberdade. Depois de ser narrado em livros, o drama deste ex-refém será finalmente levado à televisão, através da produção original do canal Discovery Channel, FUGA DAS FARC. O documentário, que teve acesso exclusivo a Pinchao, terá estréia no domingo, 19 de outubro, às 21h (horário de Brasília).

Com uma hora de duração, FUGA DAS FARC narra a incrível história de sobrevivência de Jhon Pinchao, conta em detalhes seu plano de fuga do último acampamento pelo qual passou, situado na selva do Vaupés (departamento no leste colombiano que faz fronteira com o Brasil), até seu encontro com forças de combate ao tráfico, em maio de 2007. A produção também mostra em retrospectiva como Pinchao e outros companheiros tornaram-se reféns da guerrilha durante o sangrento ataque à base policial de Mitú, em 1º de novembro de 1998.

Além de depoimentos de Jhon Pinchao, o documentário traz entrevistas com o senador e ex-sequestrado Luis Eladio Pérez; o diretor da Polícia Colombiana, general Oscar Naranjo; o ex-guerrilheiro "Camilo"; e o médico Henry Mendoza, que prestou atendimento a Pinchao em um hospital de Bogotá.

A produção, que teve duração de oito meses, recria em cenas vívidas a agonia de Jhon Pinchao, através de dramatizações interpretadas pelo ator colombiano Jose Alberto Cardeño. As seqüências do seqüestro, as caminhadas aos acampamentos das FARC, a vida no cativeiro e a fuga de Pinchao foram filmadas durante um período de 12 dias (em junho de 2008) na base "Pijaos" da Polícia Antinarcóticos da Colômbia, situada no município de Chicoral, a cerca de 160 quilômetros de Bogotá. Também ocorreram gravações nos municípios de Suárez, no rio Magdalena, além de tomadas aéreas nas zonas de San José del Guaviare e Mitú.

Além de Cardeño, que interpretou Pinchao, as dramatizações contaram com a participação de mais de 30 membros do Comando de Selva da Polícia Colombiana e 30 homens da Polícia Nacional.

Hoje, Jhon Pinchao é alvo da guerrilha por conta de sua fuga exitosa e conseqüente colaboração com a chamada operação "Jaque", que culminou na recente libertação da ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, e outros 14 reféns.

FUGA DAS FARC foi realizado para o Discovery Channel pela produtora colombiana WYF Televisión, sob direção de Jaime Escallón Buraglia e produção executiva de Nestor Torres. Michela Giorelli, diretora de produção, e Rafael Rodriguez, supervisor de produção, assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America / US Hispanic.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado