National Geographic Channel estréia na América Latina: “OPERAÇÃO XEQUE-MATE”


Um documentário exclusivo com os detalhes da operação colombiana que libertou 15 reféns, incluindo a ex-candidata a presidente, Ingrid Betancourt

 

"Operação Xeque-Mate" apresenta entrevistas exclusivas com agentes de inteligência e membros da equipe de resgate.

 

 

No último dia 2 de julho, o Governo Colombiano aplicou um polêmico e arriscado plano de resgate que libertou quinze reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC. Entre os reféns, a ex-candidata à Presidência da República da Colômbia, Ingrid Betancourt.

 

Neste sábado, dia 18 de outubro, às 21h, o National Geographic Channel estréia "Operação Xeque-Mate", um documentário que revela a estratégia e os detalhes do resgate – uma obra magistral da inteligência militar colombiana que permitiu surpreender o poderoso grupo armado paramilitar, as FARC.

 

Para um país como a Colômbia, um país mergulhado na violência por mais de cinqüenta anos, a Operação Xeque-Mate não é apenas um dos resgates de reféns mais "limpos" da história, mas também uma demonstração ao mundo da capacidade operacional e de inteligência militar das forças armadas do país

 

Com um sofisticado plano de inteligência militar, os oficias colombianos conseguiram iludir os líderes das FARC e libertar os 15 seqüestrados por razões políticas. Aproximadamente 700 reféns ainda estão sob o poder das FARC.

 

Elogiado ao redor do mundo, o resgate causou controvérsia, por conta das acusações de uso ilegal do emblema da Cruz Vermelha Internacional, pela utilização de logotipos de alguns meios de comunicação, assim como pela liberação de imagens da operação.

 

Depoimentos de militares de alto escalão, agentes de inteligência que desenvolveram a operação, integrantes da equipe de resgate de campo, reféns libertados e membros capturados das FARC, explicam como funcionou essa rede de espionagem. Com uma análise sobre o progresso da operação, este especial de uma hora tem a direção do reconhecido jornalista Álvaro Garcia, e contextualiza a importância da Operação Xeque-Mate na guerra contra as FARC.

 

"Operação Xeque-Mate" foi produzido pela Paraiso Pictures para a Nacional Geographic Channels International. Juan Rendón e Daniel Eilenberg são os produtores da Paraiso Pictures, e Sydney Suissa é o Vice-presidente Executivo de Conteúdo da National Geographic Channels International. O Nat Geo transmite em toda a América Latina "Operação Xeque-Mate" neste sábado, dia 18, às 21h – reapresentação às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado