DUDU BRAGA APRESENTA PROGRAMA NA SEMANA DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NA TV CULTURA



Vida em Movimento traz entrevistas com especialistas e reportagens sobre os benefícios das atividades esportivas e da inclusão social



Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, a TV Cultura prepara uma programação especial do Vida em Movimento, atração apresentada por Dudu Braga, deficiente visual e filho do cantor Roberto Carlos.



Entre os dias 30/11 e 5/12 serão apresentados seis episódios da série, que trata de atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas, do ponto de vista da inclusão das pessoas com deficiência.



O programa contará com um sistema ainda pouco conhecido no país, a audiodescrição - recurso em que um locutor narra às pessoas com deficiência visual detalhes que aparecem na matéria sem áudio.



O Vida em Movimento será exibido pela TV Cultura, de segunda a sábado, sempre às 8h.




Logo abaixo, segue a programação completa:



Segunda (30/11) - Esportes Adaptados - Para abrir a série, Breno Viola, portador da síndrome de Down e faixa preta de judô, fala sobre persistência e disciplina. O público também confere uma reportagem sobre bocha, um esporte antigo que pode ser praticado por diversos portadores de deficiência física, mediante pequenas e simples adaptações. Ana Carolina Alves, técnica da Seleção Brasileira de Bocha, explica as regras e as adaptações necessárias, e comenta sobre as vantagens do esporte, como a interação, melhora na coordenação motora e capacidade de planejamento.



Terça (1/12) - Deficiência Auditiva / Esportes Adaptados - Natação e Equoterapia - Esta edição aborda a importância da alfabetização para os surdos e o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação. Traz depoimentos das fonoaudiólogas Maria Sílvia Cárnio e Carla Mattas, ambas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo, e de Marli Nabeiro, professora de Educação Física Adaptada da UNESP. Também há explicações sobre a equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiencia.



Quarta (2/12) - Deficiência Física / Eficiência Física - O telespectador conhece a história de Helena, uma jovem com paralisia cerebral que tem a dança como seu esporte predileto, cursa biblioteconomia e prova que é possível levar uma vida normal. Em outro bloco, é abordada a importância da dança como meio de reabilitação física e sensorial, com depoimentos de um dançarino e uma coreógrafa da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos).



Quinta (3/12) - Golbol, Voleibol, Basquete - Esportes Adaptados
- Este episódio aborda o Golbol, modalidade criada especialmente para pessoas com deficiência visual, na Europa, em 1946, que desenvolve as percepções auditiva e tátil, juntando duas paixões nacionais: a bola e o gol. O programa também fala sobre o voleibol, considerado o segundo esporte mais popular do mundo, que tem variações como o vôlei de praia e o sentado. Por fim, a atração retrata o basquete, que pode ser jogado também em cadeira de rodas. Segundo Thiago Gorgatti, coordenador de Esportes da ADD - Associação Desportiva para Deficientes, de São Paulo, o basquete em cadeira de rodas não muda muito em relação ao convencional, já que as dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas.



Sexta (4/12) - Compartilhar o afeto / Eficiência Visual Parte I - Esta edição conta com a participação do locutor Beto Pereira, da Rádio Difusora de Jundiaí, interior de São Paulo. Ele possui deficiência visual e relata sua história ao programa, oferecendo dicas de convivência e interação social com pessoas cegas, tanto na família, como no trabalho. Ainda neste programa, o público confere o relato da psicóloga Elisângela Vasconcelos, que teve uma lesão cerebral. Ela narra sua trajetória escolar, da escola especializada à regular, e agradece seus professores, pois foi graças a eles que ela se tornou uma profissional. Por fim, os telespectadores conhecem a história de Samuel, um garoto de oito anos que tem síndrome de Down.



Sábado (5/12) - Compartilhar o afeto / Eficiência Visual Parte II -
Muitas pessoas com deficiência precisam de adaptações para exercer seu direito de ir e vir. O programa aborda as adaptações necessárias e como é possível executá-las. A psicóloga Ana Rita de Paula, que tem deficiência física, explica que o preconceito pode impedir as pessoas de serem vistas a partir das suas capacidades, habilidades e potencialidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado