Estreia de “O Senado Mexicano” no NatGeo
Quinta-feira, dia 10, às 22h.
Na quinta-feira, dia 10, às 22h, o NatGeo estreia "O Senado Mexicano". No coração da Cidade do México está sendo construída a nova sede do Senado, um complexo de 9 mil metros quadrados que os engenheiros irão assentar no terreno mais instável: o antigo fundo de um lago, ao redor do qual se ergueu, há séculos, a cidade de Tenochtitlán. A obra é realizada contra o relógio.
O perigo constante de desmoronamentos nas ruas e edifícios vizinhos faz os engenheiros seguirem uma estratégia engenhosa para a fundação, algo que se assemelha aos trabalhos realizados em uma mina. Contudo, surgem contratempos: os rios subterrâneos que descem dos vulcões deslocam os pilares que fixam o complexo e, alguns meses depois, a epidemia de gripe suína que transforma a Cidade do México em um cenário apocalíptico.
Para concluir a estrutura desta grande edificação são utilizadas 16 mil toneladas de aço, o dobro ostentado pela Torre Eiffel, em Paris. Contudo, a nova sede do Senado tem de enfrentar dois problemas mais graves: os grandes abalos sísmicos que assolam a Cidade do México de forma cíclica e o constante afundamento do solo, algo que faz com que edifícios emblemáticos, tais como o Palácio das Belas Artes, afunde até 7 centímetros por ano
Comentários