TV Aparecida amplia programação com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
A acessibilidade é um tema levado muito a sério pela TV Aparecida. Seguindo essa filosofia, a emissora amplia o uso da audiodescrição em sua programação. A mais recente produção a contar com o recurso de acessibilidade é o Terço de Aparecida, exibido diariamente com o padre Antonio Maria. A audiodescrição está disponível no segundo canal de áudio na TV, que explica com detalhes as imagens mostradas na tela para ajudar pessoas com deficiência visual a compreenderem melhor a programação. O programa religioso é exibido de segunda a domingo pela TV Aparecida, às 17h30; de domingo a sexta vai ao ar às 7h; e de segunda a sábado, às 3h.
A emissora já utiliza a audiodescrição em parte de sua programação, além do closed caption. A novela O Direito de Nascer, especiais e filmes das sessões Super Quarta e Cine Família estão no pacote. No segundo semestre também contarão com esse recurso de acessibilidade estreias, como o seriado Mistérios no Convento e a novela Coração Esmeralda.
Vale ressaltar que as emissoras de TV brasileiras precisam cumprir a legislação, que estipula uma quantidade de horas que os recursos de acessibilidade devem estar presentes na programação. No caso da audiodescrição, a exigência é de 12 horas por semana, desde 1º de julho deste ano.
A TV Aparecida já cumpre essa cota, desde o ano passado, quando passou a disponibilizar a audiodescrição em suas novelas, além dos filmes. Com a inclusão do recurso em mais um de seus programas, a TV Aparecida, além de seguir a legislação, estende o seu compromisso em transmitir o máximo de conteúdo acessível com qualidade.
Comentários