Mano Brown recebe Conceição Evaristo em novo episódio do Original Spotify Mano a Mano
Para uma conversa cheia de história e poesia, o rapper recebe a escritora no oitavo episódio do podcast. Escute grátis, só no Spotify
Crédito: Jef Delgado/Spotify
Faça o download das imagens de divulgação e outros materiais aqui
São Paulo, 14 de junho de 2023 – Conhecido por cantar raps que levam letras que expressam liberdade e revolução, Mano Brown conversa com a escritora Conceição Evaristo nesta quinta-feira (15) no oitavo episódio do podcast Original Spotify Mano a Mano. Com assuntos como literatura, música, racismo e machismo, o apresentador e a convidada mostram ter a escrita como algo em comum. Escute aqui.
Durante a conversa, a escritora brasileira, que teve uma carreira como pesquisadora-docente universitária e ficou conhecida por ser uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, conta como a história de um tio que foi maltratado a inspirou a escrever o livro Becos da Memória. "Para mim, a literatura também é um espaço de vingança. Não só pelo texto em si, mas para toda a minha família", afirma a escritora. "Eu sempre digo que a minha literatura me persegue desde o ventre materno, quando eu e minha mãe íamos trabalhar em casa de família. Hoje, ter a oportunidade de estar em um livro que trata de escritores mineiros e ter meu nome na mesma obra de autores que foram patrões da minha mãe é uma realização", completa.
Após o relato das memórias de infância de Conceição, Mano Brown fala sobre as suas. "Eu nunca deixei de recorrer à minha infância para solucionar problemas atuais. Sempre busco algum defeito meu que começou lá. E as melhores memórias também busco lá na infância", comenta. Permeando assuntos marcantes, durante a conversa a entrevistada mineira comenta que frequentemente é colocada na posição de "uma escritora negra", como se sua raça fosse destacada o tempo todo como uma extensão de seu nome. "Uma das melhores escritoras negras… Raramente se diz uma das melhores escritoras da literatura brasileira. Esse 'negra' está sempre colado", cita.
Com direção criativa de Spotify Studios e Gana, e produção de Spotify Studios, MugShot e Boogie Naipe, Mano a Mano é um podcast Original Spotify. Vencedor do prêmio APCA na categoria Melhor Podcast de 2022, Mano a Mano foi o terceiro podcast mais ouvido do Brasil na Retrospectiva do Spotify 2022. Os episódios novos vão ao ar às quinta-feiras.
A nova temporada estreou dia 27 de abril e contou com a participação de Marcelo Adnet, Regina Casé, Galo de Briga e Chavoso da USP, Craque Neto, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência, Zezé Motta e Elisa Lucinda e Família Suplicy. Ao longo das temporadas anteriores, Mano Brown recebeu mais de 60 convidados, incluindo nomes renomados como Angela Davis, Lula, Silvio Almeida, Anielle Franco, Emicida, Dilma Rousseff, Sueli Carneiro, Fernando Holiday, Glória Maria e Wagner Moura.
Comentários