Série The Beat Diaspora será exibida integralmente no In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

 

Série documental retrata uma inédita viagem cultural e musical que apresenta a música como uma poderosa plataforma de transformação social
 

Crédito: Urso Morto


São Paulo, junho de 2023 - A série The Beat Diaspora - que explora a disseminação dos ritmos africanos pelo mundo - será exibida na íntegra no In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. A exibição será realizada no dia 20 de junho, às 19:00, no CineSesc. Após a exibição, a diretora Joyce Prado, o idealizador e produtor da série Coy Freitas, e a produtora executiva Mayra Faour Auad participarão de uma mesa de debate sobre a série.
 

"É uma honra participar do 15º ano do IN EDIT, um festival que dá visibilidade a projetos como o The Beat Diaspora e celebra o encontro da música com o cinema. Nossa série representa milhares de pessoas, ritmos e culturas ao redor do mundo. Ter a oportunidade de mostrar isso em uma sala de cinema, de forma acessível ao público, é um presente", comemora Mayra Faour Auad.
 

The Beat Diaspora é uma série documental que retrata a diáspora sob a perspectiva da música eletrônica periférica e que apresenta a música como uma poderosa plataforma de transformação social; uma ferramenta que dá aos jovens a sensação de pertencimento e que possibilita a realização de sonhos.

"É uma história que nunca havia sido contada, da conexão entre essas comunidades afro-diaspóricas espalhadas pelo mundo que estão continuamente redesenhando a música pop global", explica Coy Freitas.
 

Com sua primeira temporada dividida em seis episódios, o projeto mergulha em diferentes cenas eletrônicas - São Paulo (funk paulista), Recife (brega funk), San Juan (reggaeton), Kingston (dancehall), Salvador (Bahia eletrônica) e Lagos (afrobeats) - e investiga não apenas suas origens, desenvolvimento e desdobramento, mas, principalmente seu entorno geográfico e cultural, sua forte conexão com a comunidade local, suas relações com a ancestralidade e sua constante influência na indústria da música pop.
 

Para construir intimidade com o tema, anfitriões oriundos de cada uma das cenas e cidades retratadas foram convidados a conduzir as narrativas, conversando com artistas pioneiros, estrelas da música, jovens talentos, pesquisadores e jornalistas, além de investigar comportamento e estilo de vida, contexto político-social (questões raciais, dinâmicas de gênero, preconceito midiático e das elites econômicas), movimentos de dança, moda, festas de rua como os fluxos e sound systems, manifestações tradicionais, economia, mercado e estética visual.
 

Com criação de Coy Freitas, a produção original do YouTtube é uma realização da MyMama Entertainment em coprodução com a KondZilla, produção executiva de Mayra Faour Auad, Konrad Dantas e Coy Freitas e curadoria de Chico Dub e Dago Donato. A série contou com 5 diretores, sendo eles Tico Fernandes, Roguan (Roberto Andreoli, que dirigiu dois episódios), Carol Lima, Bruno Zambelli e Joyce Prado. E teve a direção de fotografia do premiado fotógrafo e diretor Urso Morto. Os roteiros são assinados por Juliana Borges e Joyce Prado, e produção executiva de João da Terra.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024