A Apple Original Films anuncia hoje, 24 de julho, o novo documentário "O Túnel de Pombos" ("The Pigeon Tunnel"), do documentarista vencedor do Oscar Errol Morris (prêmio de Melhor Documentário para "Sob a Névoa da Guerra") e da produtora The Ink Factory ("O Gerente da Noite"). "O Túnel de Pombos" revela a vida e a carreira do ex-espião britânico David Cornwell (1931-2020) – mais conhecido como John le Carré, autor de romances que definiram o gênero espionagem, como "O espião que saiu do frio", "O espião que sabia demais", "O gerente noturno" e "O jardineiro fiel". O filme estreia mundialmente na sexta-feira, dia 20 de outubro, no Apple TV+.
Ambientado no cenário turbulento da Guerra Fria, o filme percorre seis décadas de história por meio da última e mais sincera entrevista de John le Carré (falecido aos 89 anos, em 2020), ilustrada por imagens de arquivo raras e cenas dramatizadas. Baseado no livro de memórias de le Carré, "O Túnel de Pombos: Histórias da Minha Vida " ("The Pigeon Tunnel: Stories from My Life") da lista de best-sellers do jornal New York Times, o filme é uma viagem inédita às histórias particulares e menos conhecidas da vida do autor icônico, com trilha sonora original de Philip Glass em colaboração com Paul Leonard-Morgan.
Simon e Stephen Cornwell, coCEOs e cofundadores da produtora The Ink Factory, que também são filhos de David Cornwell, afirmam: "Repleto de insights profundos, além de narrativas surpreendentes, divertidas e, muitas vezes, profundamente comoventes, 'O Túnel de Pombos' traz uma conversa entre duas grandes mentes, ambos contadores de histórias talentosos: aquele que escreveu histórias de ficção extraordinárias a partir dos acontecimentos que viveu; e o outro cujas perguntas sobre esses eventos conduziu, tantas vezes, a uma verdade maior. Juntos, eles narram os eventos da Guerra Fria e da vida de le Carré, testando os limites da verdade, da memória e da imaginação. O filme heterodoxo, com diferentes camadas, é uma conversa entre um cineasta e um romancista – ambos mestres em seu trabalho – confrontando as raízes do processo criativo, o poder da ficção e a nossa responsabilidade com a verdade".
Os produtores são o vencedor do BAFTA Dominic Crossley-Holland ("All Watched Over By Machines of Loving Grace") e Steven Hathaway ("Wormwood"), os indicados ao prêmio Emmy Simon Cornwell ("O Gerente da Noite") e Stephen Cornwell ("O Gerente da Noite"). Os produtores executivos são o indicado ao Oscar Hossein Amini ("The Wings of the Dove"), o indicado ao prêmio BAFTA e vencedor do prêmio Emmy P.J. van Sandwijk ("The Rescue"), o vencedor do prêmio Emmy Michael Lesslie ("The Rescue"), Joe Tsai ("O Gerente da Noite"), Arthur Wang ("O Gerente da Noite"), Michele Wolkoff ("The Current War: Director's Cut") e Katherine Butler ("American Animals"). "O Túnel de Pombos" é produzido pela The Ink Factory e pela Fourth Floor Productions, em associação com Jago Films, Storyteller Productions e 127 Wall Productions.
"O Túnel de Pombos" junta-se à lista de documentários do Apple TV+ premiados e elogiados pela crítica, incluindo o documentário mais indicado ao Emmy deste ano, "STILL: Ainda Sou Michael J. Fox"; "Stephen Curry: Subestimado", a notável história de amadurecimento de um dos jogadores mais influentes, dinâmicos e inesperados da história do basquete; o filme vencedor do NAACP Image Award (Prêmio da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) "O Legado de Sidney Poitier", homenageando o lendário Sidney Poitier e seu legado como ator, cineasta e ativista icônico; o filme indicado ao Emmy "Selena Gomez: Minha Mente & Eu", um documentário sobre a jornada (de seis anos) da cantora e atriz em busca de uma nova luz; um novo documentário sobre a vida e a carreira do sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Sir Lewis Hamilton; e muitos mais.
Comentários