Mulheres de todo o mundo são homenageadas em documentários e séries inéditas do GNT
Em março, o GNT comemora o Dia Internacional da Mulher e revela com o tema "Todos os olhares do mundo" a multiplicidade de histórias femininas ao redor do mundo. Através de documentários e especiais na sua programação, brasileiras, árabes, chinesas, indianas, entre diversas nacionalidades e etnias, ganham a tela contando suas histórias de superação, drama, sucesso e lançam um olhar particular sobre a sociedade em que vivem.
No dia 1, o canal exibe pela primeira vez o documentário "Filhas Indesejadas". Ele conta como o nascimento de uma menina continua sendo considerado um "mau negócio" na Índia, onde os abortos de fetos femininos e os infanticídios prosseguem sendo práticas comuns, apesar das medidas tomadas pelas autoridades para impedi-los.
"Rainhas da TV Árabe", no dia 5, conta a história do popular talk show feminino "Kalam Nawaem" (que em árabe significa "Conversa de Mulher" ou "Conversa Doce"). Comandado por uma egípcia, uma libanesa, uma árabe-saudita e uma palestina, o programa é um dos mais assistidos no Oriente Médio. O documentário mostra como elas usam o poder da mídia para mudar o mundo e o que acontece quando seus comentários são ouvidos nas salas do conservador mundo árabe.
Ainda no dia 5, o GNT estreia a série "A Fantástica Jornada de Mary Bryant", que conta a saga de Mary Bryant, uma jovem que roubou por estar faminta e acabou condenada à morte na Inglaterra do século XVII. Ela é salva da forca para fazer parte da primeira leva de prisioneiros enviados para uma colônia penal. A partir daí, vive uma saga de luta, amores, determinação e fugas.
Já as mulheres Mosuo, uma minoria étnica chinesa que é uma das últimas sociedades matriarcais do mundo, estão retratadas no documentário inédito "O Reino das Mulheres", que vai ao ar dia 7. Num país cuja preferência pelos homens é notória, as mulheres Mosuo impressionam pela determinação.
Em "As Noivas de Alá", no dia 8, a história apresentada é a de 120 mulheres palestinas que cumprem longas sentenças por participarem de atentados terroristas em Israel. As prisioneiras relatam seus cotidianos, revelam as dores e decepções, falam sobre os maridos que as abandonaram e sobre a ideologia religiosa que as conduz. No dia 12, o documentário "O Maior Restaurante do Mundo" revela o cotidiano de Qin Linzi, que comanda o restaurante West Lake, na China. Classificada como o maior restaurante do mundo, a casa tem capacidade para 5 mil pessoas, emprega mais de 300 chefs, consome mais de 700 frangos e 200 cobras por semana.
No dia 15, o canal exibe "Mulheres no Front", um documentário que traz um relato pessoal de mulheres-soldados e sobre suas vidas no Exército Israelense. É o ponto de vista feminino sobre o drama de uma guerra sem fim, sobre os desafios morais que os soldados têm de encarar no encontro com a população palestina.
A faixa "Noites Quentes", no dia 19, vai ao ar "69 – Praça da Luz". Dirigido por Carolina Markowicz e Joana Galvão, o filme aborda a história de prostitutas de idade avançada que ganham a vida na Praça da Luz, em São Paulo. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro no Festival Mix Brasil (Festival de Cinema e Video da Diversidade Sexual - 2007).
Para completar, a top brasileira Gisele Bündchen ganha um perfil inédito em "Gisele, Made In Brazil", no dia 26. O programa traz a biografia da modelo, desde os seus primeiros trabalhos e sua vida familiar até tornar-se uma das modelos mais bem pagas do mundo.
Filhas Indesejadas - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar domingo (1/03), à 0h
Rainhas da TV Árabe - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar quinta (5/03), às 21h
Horários Alternativos: sexta (6/03), às 5h; sábado (7/03), às 6h e segunda (16/03), às 11h
A Fantástica Jornada de Mary Bryant - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar toda quinta, às 22h
O Reino das Mulheres - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar sábado (7/03), às 20h
As Noivas de Alá - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar domingo (8/03), à 0h
O maior restaurante do mundo - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar quinta (12/03), às 21h
Horários Alternativos: sexta (13/03), às 5h; sábado (21/03), às 20h e segunda (23/03), às 11h
Mulheres no front - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar domingo (15/03), à 0h
69 – Praça da Luz - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar quinta (19/03), à 0h
Horário Alternativo: segunda (23/03), à 1h30
Gisele, Made In Brazil - INÉDITO
GNT - Canal Globosat
No ar quinta (26/03), às 21h
Horários Alternativos: sexta (27/03), às 5h e sábado (28/03), às 20h
Comentários