HOMENAGEM À PETER LORRE. NO TCM EM MARÇO.


Uma autêntica rara avis em Hollywood, este judeu húngaro nascido em 1904 com o nome de László Löwenstein trouxe consigo da Europa “essa coisa diabólica dentro de mim, o fogo, as vozes, o tormento!", e os emprestou a seu Hans Beckert, o atormentado assassino de crianças de M, O Vampiro de Düsseldorf, filme alemão de Fritz Lang, produzido em 1931. O Beckert de Lorre seria o prelúdio de toda uma série de estranhos seres sem controle sobre si mesmos que desfilaram pela tela nos filmes noir e de terror de uma Hollywood em crise que não conseguiu ficar imune à introdução de intrigantes personagens como ele.

Lorre viveu sua juventude nas culturalmente exuberantes Viena e Berlim, passando pelo teatro expressionista, onde foi admirado e convocado por ninguém menos do que Bertold Brecht, até chamar a atenção de outro gênio, Fritz Lang, que, com seu olhar infalível, levou o jovem ator ao complexo papel principal de M, O Vampiro de Düsseldorf.

Escapando do nazismo, em Hollywood, interpretaria uma longa lista de papéis coadjuvantes – salpicada por um ou outro protagonista – que, inevitavelmente, roubariam a cena, ainda que, talvez muitas vezes, sua grandeza como ator fora atrapalhada pela repetição de tiques familiares. Seus traços se destacavam em qualquer produção: seus olhos enormes, sobre os quais pendiam pálpebras pesadas, poderiam lhe dar tanto um ar taciturno quanto indicar um interior perverso, com somente um piscar de seus olhos desorbitados. Somado a isso, sua voz infantil e nasal e seu porte diminuto e rechonchudo lhe davam – em seus momentos de maldade – o ar de um menino empenhado em esmiuçar algum inseto. Suas atuações nunca deixavam o espectador impassível, ninguém podia menos do que encantar-se por uma figura quase indefensa, mas com uma vocação compulsiva para fazer o mal que lhe tornava grande.

A 45 de sua morte, a pequena, mas inquietante, sombra do grande Peter Lorre revela seu estranho contorno na tela do TCM, com uma seleção de papéis imperdíveis, interpretados por um dos mais singulares e fascinantes atores de Hollywood.

Segunda, 23 de março, às 13h00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado