Rádio MEC - Destaques da programação de 6 a 12 de fevereiro de 2011

Domingo (6/02)

Som Infinito – 7h (MEC FM)

Música Sacra de Antonio Vivaldi

Essa semana, o Som Infinito apresenta "Nisi Dominus" e a antífona mariana "Salve Regina", entre outras obras sacras do grande gênio do barroco italiano, Antonio Vivaldi. A interpretação é da Australian Brandenburg Orchestra, sob a regência de Paul Dyer. O contratenor é Andreas Scholl.

Nascido em Veneza, Vivaldi era conhecido como "il prete rosso" ( o padre vermelho), em razão de seus cabelos ruivos. Entre o final do século XVII e início do XVIII, ele compôs cerca de 770 obras, sendo 477 concerto e 46 óperas. A música sacra é a parte menos conhecida da produção de Vivaldi, mas uma das mais interessantes. Em seu repertório sacro constam três oratórios.

Domingos, 7h

Produção e apresentação: Félix Ferrà

Saiba mais
Página do programa

A arte de Cristina Ortiz – 12h (MEC FM)

Mozart e Villa-Lobos

No décimo quarto programa do ciclo A Arte de Cristina Ortiz, a pianista fala sobre o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, de quem interpreta o concerto para piano e orquestra n° 23, ao lado da Orquestra Sinfônica de St. Petersburg. Ortiz apresenta também uma obra de Villa-Lobos, ao lado de Antonio Meneses.

Programa:

MOZART
Concerto para piano e orquestra nº 23, K. 488, em Lá Maior.
Piano: Cristina Ortiz.
St. Petersburg Symphony Orchestra.
Regente: Alexander Dimitriev.
Holanda – 16 de fevereiro de 2009.
VILLA-LOBOS:
Sonata nº 2 para violoncelo e piano.
Sonhar.
Violoncelo: Antonio Meneses
Piano: Cristina Ortiz.

Domingos, 12h

Produção e apresentação: Lauro Gomes

Sala de Música – 23h (MEC FM)

Aniversariantes

Sala de Música dessa semana destaca os aniversariantes do mês de fevereiro. Dentre os homenageados, Antonio Adolfo, Zé Dantas, José Maria de Abreu, Sérgio Mendes, Dominguinhos, entre outros.

No repertório:

- Copacabana 54 / Antonio Adolfo / Antonio Adolfo
- Caminhos cruzados / Tom Jobim / Marcelo Guima
- Bronzes e cristais / Alcyr Pires Vermelho – Nazareno de Brito / Roberto Marques
- Forró do Mengo / Dominguinhos – Anastácia / Zé Calixto
- Algodão / Zé Dantas / Maria Teresa Madeira – Rildo Hora
- Estes são outros quinhentos / Luiz Americano / Madeira de Vento
- Alguém como tú / José Maria de Abreu / Jair Amorim / Gilson Peranzzetta
- Abertura em ré / José Mauricio Nunes Garcia / Mauro Senise
- Corcovado / Tom Jobim / Sérgio Mendes & Bossa Rio

Domingos, 23h

MEC AM – quartas às 23h e domingos às 16h

Produção e apresentação: Jorge Roberto Martins

Bossamoderna – 21h (MEC AM)

Janela dos Novos

Essa semana o Bossamoderna apresenta os álbuns mais recentes de música popular brasileira. De Juliana Caymmi, neta do patriarca Dorival, em seu álbum de estreia, "Para Dançar a Vida", até o veterano Zé Meneses com seu "Nossa Bossa". No disco Petrobrás III, do projeto "Caixa Preta" do Sesc-SP, Itamar Assumpção interpreta "Grude" e "Pirex".

Naná Vasconcellos traz seu "Sinfônia e Batuques". O mineiro Marku Ribas explora seu vozeirão e mistura samba-rock com influências africanas no interessante "4 loas". O imprevisível Carlinhos Brow se aproxima do coloquial no disco "Diminuto".

Domingos, 21h

MEC AM – terças, 22h

MEC FM – domingos, 22h

Produção e apresentação: Tárik de Souza

Terça (8/02)

Vozes Brasileiras – 23h (MEC AM)

Homenagem a Chico Buarque

A primeira parte do Vozes Brasileiras desta terça-feira traz o grupo Boca Livre. O conjunto, formado no final dos anos 1970, destaca-se por suas composições e seus arranjos instrumentais e, principalmente, vocais, que fogem da métrica convencional.

Na segunda parte do programa, vários conjuntos vocais fazem uma homenagem ao grande Chico Buarque.

No repertório:

- Boca Livre: "Quem tem a viola" (Zé Renato/Xico Chaves/ Claudio Nucci /Juca Filho), "Diana" (Toninho Horta /Fernando Brant) "Fazenda" (Nélson Ângelo), "Mistérios" (Maurício Maestro/Joyce), "Pedra da lua" (Tavinho Moura/ Cacaso", "Ponta de areia" (Milton Nascimento/Fernando Brant" e "Toada"( Zé Renato/ Cláudio Nucci/ Juca Filho).
- De Chico Buarque: "A volta do malandro" com Catavento, "Cantando no Toró″, com Ensaio Vocal, "Mar e lua" com o Trio Esperança, "Morro Dois Irmãos", interpretado pelo MPB4, "Quando o carnaval chegar" com o Quarteto em Cy e "Ela desatinou" com o Madrigal em Casa.

Terças, 23h

Domingos, 17h

Produção e apresentação: Magro Waghabi

Quarta-feira (2/02)

Eletroacústicas – 0h (MEC FM)

De natura sonorum - Parte I

Essa semana o Eletroacústicas apresenta o primeiro de três programas dedicados à suíte em 12 movimentos do compositor parisiense Bernard Parmegiani. O trabalho de Parmegiani é um marco do repertório eletroacústico ligado à musique concrète de meados dos anos 1970. O primeiro programa apresenta as peças 1 e 4 da suíte.

Quartas, 0h

Produção e apresentação: Rodrigo Cicchelli

Saiba mais
Página do programa

Ao Vivo Entre Amigos – 17h (MEC FM)

Fernando Merlino

Essa semana o Ao Vivo Entre Amigos recebe o versátil Fernando Merlino. Instrumentista, arranjador e produtor musical, Merlino trabalhou com trilhas sonoras para a TV nos anos 1980, e em 1992 montou sua própria banda, a Kabbalah. Como instrumentista e arranjador, ele também atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional.

Atualmente, Merlino acompanha as cantoras Fátima Guedes, Joyce, Jane Duboc e o cantor e compositor Nei Lopes, e é diretor musical e pianista da cantora Leny Andrade.

Quartas, 17h

Produção: Marina Barreto e Lidia Costa

Apresentação: Marina Barreto

Saiba mais
Página do programa

Sábado (5/02)

Música e Músicos do Brasil – 12h (MEC FM)

Homenagem a Ivy Improta

Essa semana, o Música e Músicos do Brasil apresenta a reprise do programa em homenagem a Ivy Improta. O programa é um registro da pianista, falecida em 2010. Na gravação, Ivy fala de sua carreira e apresenta interpretações de obras de Marlos Nobre, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Villa-Lobos e Henrique Oswald.

Sábados, 12h

Produção e apresentação: Lauro Gomes

Saiba mais
Página do Programa

Classicamente – 15h (MEC FM)

Encontrando a alma gêmea

Essa semana o Classicamente fala de amor. As histórias e as composições de Chopin, Schumann e Brahms são apresentadas no programa. Frédéric Chopin estava noivo quando se apaixonou pela intrigante George Sand, que usava nome e roupas de homem. O polonês viveu com Sand por dez anos e a relação dos dois interferiu significativamente em seu trabalho. Chopin tinha uma saúde muito frágil e dependia dos cuidados da mulher. George Sand chegava a chamá-lo de seu "terceiro filho".

Robert Schumman queria ser pianista, mas um problema nas mãos o fez desistir do instrumento e dedica-se à composição. Mas o piano, ainda assim, foi o responsável por sua grande paixão. Schumman se encantou pela filha do seu professor de piano, Clara. Assim como Chopin, Schumman já estava noivo quando conheceu sua alma gêmea. Mas ele comprou briga para ficar com Clara, que chegou a ser impedida de vê-lo pelo pai.

Clara não era apenas a esposa de um compositor, mas era também uma pianista e compositora fantástica. Tantos atributos chamaram a atenção do alemão Johannes Brahms que caiu de amores pela esposa de Shumman. Brahms ficou muito amigo da família e conseguiu se aproximar de Clara. Ao que consta, ela era a primeira ouvinte de suas composições e os dois estavam sempre juntos. No entanto, mesmo depois da morte de Schumman, Brahms nunca conseguiu consumar seu amor por Clara.

No repertório:

- Chopin – Balada N. 1 (Martha Argerich, piano)
- Schumann – Concerto para violoncelo  (Mstislav Rostropovich, violoncelo. Sinfônica Estatal da União Soviética. Gennadi Rozhdestvensky, regente)
- Brahms – Sinfonia N. 1 (Filarmônica da Renânia-Pfalz. Leif Segerstam, regente)
- Brahms – Dança húngara 5  (Orquestra Acadêmica. Roberto Minczuk, regente)


Sábados, 15h

Produção: Heloisa Fischer

Apresentação: Vitor Araújo

Saiba mais
Página do Programa

Blim-blem-blom – 12h (MEC FM)

O tempo da música

No programa desse sábado, Tim Rescala e as crianças Lara, Vinícius e João Victor conversam sobre o tempo das músicas e analisam se elas são rápidas ou lentas, curtas ou longas.

Na radionovela, "A Casa Bem-assombrada", Bernardo, João e Isabela encontram a voz fantasmagórica que tanto procuravam e descobrem que se trata de uma bela voz. Nesse momento, Seu Caixa os surpreende mais uma vez, mas as crianças conseguem distraí-lo. Mesmo assim, o velho rabugento não desiste de persegui-los.

No quadro "Curiosidades Musicais", o programa apresenta um pouco sobre a vida e a obra do italiano Antonio Vivaldi, compositor de "As quatro estações".

No repertório:

Motuo perpetuo (Paganini) – Gil Shaham, violino e Göram Söllscher, violão
Valsa, op. 64, No. 1 (Chopin) – Artur Rubinstein
Gymnopédie No. 2 (Satie) – Orquestra Filarmônica de Monte Carlo, regência de Lawrence Foster
Sinfonia No. 1 "clássica", 4º movimento (Prokofiev) – Orquestra Nacional da Escócia, regência de Neeme Järvi
Pavana (Fauré) – Orquestra da Filadélfia, regência de Eugene Ormandy
Scherzo nº 1 em si menor (Chopin) – Vladimir Ashkenazy
Verão, de As quatro estações, 1º movimento (Vivaldi) – Orquestra de Câmara Europa Galante; Fabio Biondi, violino e direção

Sábados, 12h

Produção e apresentação: Tim Rescala

Saiba mais
Página do Programa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado