TV CULTURA INGRESSA NO MERCADO DE ANIMAÇÃO

Com o objetivo de atingir o público infanto-juvenil brasileiro e novos mercados, alcançar novas mídias e incrementar novas oportunidades de negócios no Brasil e no Exterior, a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, lança esta semana, numa iniciativa pioneira, o projeto “Anima Brasil”. O programa contempla a partir de 2007, através de uma parceria inédita com produtoras brasileiras, a co-produção e a exibição de quatro séries de animação infantil voltadas para crianças de 4 a 12 anos de idade.

Participam desta parceria, juntamente com a TV Cultura, as produtoras TV Pingüim, RDigital Mixer, Martinelli Films e 2D Lab que, com apoio e suporte operacional de produtoras canadenses, iniciam em abril de 2007 a realização dos quatro desenhos animados. O custo para a produção dos desenhos gira em torno de R$ 8 milhões para cada série, sendo que aproximadamente R$ 2,4 milhões serão captados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

De acordo com Marcos Mendonça, presidente da TV Cultura, esta iniciativa irá propiciar à emissora dar continuidade ao seu programa de produções infantis com um nível de realização de altíssima qualidade, inaugurando de fato uma indústria de animação no País e, ao mesmo tempo, possibilitar ao mercado brasileiro de desenhos animados exportar a sua produção para emissoras de televisão de várias partes do mundo. “Com este arranjo produtivo, certamente estaremos criando e sedimentando um novo modelo de negócios que irá trazer benefícios para todas as partes envolvidas”, sublinha Mendonça.

As produtoras que compõem a parceria com a TV Cultura produzirão as seguintes séries: a Martinelli Films produzirá o desenho animado Anabel e terá como parceiros co-produtores a canadense Vivavision Group. A TV Pinguim responderá pela produção da série Magnitka e terá como parceiros co-produtores a Vivavision Group, do Canadá, e a P&P, da França. A RDigital Mixer produzirá a série Riff e Raff e terá como parceira a Cité - Amérique. Já o desenho animado Mitos do Mundo, produzido pela 2D LAB, terá como parceira a Gala Kids, também do Canadá. Todas as séries terão 52 episódios de 11 minutos cada uma, contabilizando uma hora de exibição seqüencial na grade da TV Cultura.



Empregos Diretos e Indiretos

“Este projeto inaugura uma nova fase para a produção audiovisual brasileira. A partir das parcerias internacionais vamos criar marcas brasileiras no mercado infantil global. Personagens e histórias nossas poderão ser vistas em muitos países e gerar visibilidade e divisas para o país”, diz Tiago Mello, da RDigital Mixer. Para Sérgio Martinelli, da Martinelli Films, a parceria irá possibilitar a entrada de produtos audiovisuais brasileiros de forma privilegiada no mercado internacional, possibilitando a “nossa participação em uma indústria que gera milhões de dólares em serviços e produtos”.

Kiko Mistrorigo, da TV Pingüim, acrescenta: “a produção de séries animação é uma atividade globalizada que gera muitos empregos diretos e indiretos por todo o mundo. A partir deste momento, o Brasil passa a fazer parte deste negócio, exportando suas marcas, suas idéias e, principalmente, oferecendo ao mercado personagens brasileiros. A série Magnitka, por exemplo, vai estrear simultaneamente em três países: Brasil, Canadá e França”. André Koogan Breitman, da 2D Lab, finaliza dizendo que “este é um momento histórico para a animação brasileira. A TV Cultura teve a visão e a agilidade de ser a primeira a entrar no mercado internacional com séries criadas e animadas no Brasil, que serão exibidas em todo o mundo e em diversas línguas”.

Papel Bem Definido

Segundo Ivan Isola, coordenador de produção cinematográfica da TV Cultura, o papel que será desempenhado pelas produtoras canadenses e brasileiras no programa de parceria está bem definido: as empresas canadenses serão responsáveis pelo desenvolvimento do roteiro, pela distribuição internacional, pela colocação da voz em inglês e sonorização. Já as produtoras brasileiras responderão pela direção, animação e a criação. O trabalho de pós-produção será realizado no País dos parceiros co-produtores de cada série. O custo de produção será dividido entre as empresas canadenses envolvidas no programa, as produtoras brasileiras e a TV Cultura.

Este programa de parceria, de acordo com o Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Jean-Marc Duval, está sendo viabilizado em função do trabalho do Consulado Geral em aproximar os parceiros brasileiros e canadenses. Um dos frutos desta aproximação foi justamente o protocolo de cooperação firmado recentemente entre a Secretaria do Audiovisual do Minc e o National Film Board of Canada (NFB) para explorar oportunidades de co-produção para filmes de animação e documentários.

Através do Acordo de Co-produção Audiovisual entre os Governos do Brasil e Canadá, que foi assinado em 1995, o produto será binacional. Além da exibição no Brasil pela TV Cultura, as quatro séries que serão produzidas pelas produtoras brasileiras e canadenses, a partir de 2007, também deverão ser exibidas em emissoras canadenses e de outros países nos próximos anos – com início previsto em 2008.

AS SÉRIES

ANABEL

Anabel é uma esperta garotinha de sete anos que adora comer e ler os clássicos de Edgar Allan Poe. Mas sua biblioteca está cheia de grandes clássicos da literatura também. A cada episódio a pequena Anabel passa por fantásticas aventuras, desvenda crimes, viaja pelo futuro e até mesmo salva sua vizinhança de estranhos alienígenas. Em todos os momentos a garotinha está cercada por personagens instigantes que exploram a imaginação do público infantil.

Dirigida ao público infantil com idade entre 4 e 8 anos, a série é originalmente brasileira e conta com a direção de Lancast Mota e produção de Sérgio Martinelli. Anabel vive no Brasil da década de 30, vai à escola de bonde, adora rádio-novela e devora livros. As leituras exercitam a imaginação desta adorável garota que, por isso, vive no limite entre o real e o abstrato. Suas histórias e vivências, sem dúvida, são diferentes da garotada do século XXI, mas com certeza conquistará a todos com sua simpatia, inteligência e criatividade.

MITOS DO MONDO

A série Mitos do Mondo explica de forma lúdica como o nosso mundo funciona. Para isto ela usa como ponto de partida antigas civilizações, mitos e lendas de criação de todas as partes do mundo.

Com uma linguagem rápida, uma técnica mista de animação que envolve 2D, Digital Cut Out e animação em 3D, a série tem o ritmo e a linguagem que as crianças de hoje esperam de um programa de TV, sem sair da fina linha de ser, ao mesmo tempo, um programa divertido e educativo.

A série, que tem como alvo crianças com idade entre 6 e 12 anos, mostra ainda a diversidade de culturas e povos da terra através das suas músicas, costumes e estilos visuais, que são usados como referência constante nas artes dos episódios.

RIFF E RAFF

Riff e Raff é uma série de comédia recheada de aventura. O velho guardião do universo chega a Terra para desfrutar sua aposentadoria, mas recebe a difícil missão de cuidar de seus netos Riff e Raff. Esses dois adolescentes vão ter que aprender a ser heróis quando os vilões descobrem o paradeiro do simpático vovô.

Riff e Raff serão impulsionados por histórias e pela experiência deste avô que é guardião intergaláctico. Os garotos sairão do seu cotidiano para viver várias aventuras, desde resgatar o avô das mãos de grandes vilões até resolver problemas cotidianos de um típico adolescente. Dirigida a crianças de 7 a 12 anos de idade, a série fala sobre conflito de gerações, interesses pessoais, tolerância e respeito entre os familiares O programa mostra como estes adolescentes vão conviver com diferença de idade, de valores e de visão de mundo.

MAGNITKA

A série Magnitka conta a história de Meg, uma garota que vive no planeta Magnitka. Neste planeta, a força eletromagnética é muito maior do que na Terra. Os habitantes de Magnitka se atraem ou se repelem de acordo com a polaridade de cada um. Um dia, Meg estava se sentindo tão chateada e sozinha, que ela enviou um transmissor (PONG) para o espaço, como se fosse uma mensagem de socorro em uma garrafa. Este transmissor caiu no planeta Terra e foi encontrado por uma garota de 10 anos, chamada Alice.

Desde a primeira comunicação, elas se tornaram grandes amigas intergalácticas. As histórias ficam ainda mais surpreendentes quando as mensagens transmitidas pelo Pong sofrem um lapso de tempo. A série é indicada para crianças de 6 a 10 anos.

Comentários

Unknown disse…
Fiquei muito feliz e interessado, ao ler essa matéria sobre um evento tão maravilhoso.Sou ator e Diretor de dublagem, com uma longa experiência no ramo, e há muito tempo, sonho com incentivos do nosso governo nesta rica fatia do mercado de animação.Tenho acompanhado a evolução desses grandes desenhistas e produtores , através do "Animamundi" , exposições, exibições em tv, e comerciais. Com certeza, dispomos de profissionais, capazes de nos colocar em uma boa posição no mercado; Nacional e Internacional.
O que estava faltando, era esse importantíssimo apoio. Que ele seja muito bem vindo!
No momento estou ministrando todos os Sábados, um Curso de Dublagem "Voz & Cia", que é uma parceria da minha produtora: Flash Produções Artisticas e Comunicações Ltda. e Studio Meier - RJ. Temos toda uma infra-estrutura, com o que há de mais moderno em tecnologia, para realização de dublagens e gravaçoes em audio, das mais variadas produções.
Colocamo-nos a disposição deste magnífico projeto, na intenção de darmos o melhor de nossa colaboração profissional.

Atenciosamente,

Carlos Carvalho

Tels: (021) 2229 4486
(021) 9365 0641)

E-mail: flashprodartecom@yahoo.com.br
carocasi@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado