Especial mostra primeira visita da Caravana do Esporte a Pernambuco

Neste domingo, 17 de junho, às 22h30 , a série Caravana do Esporte da ESPN Brasil traz um especial inédito sobre a primeira visita do projeto social a Pernambuco. O programa vai mostrar a ação realizada em Arco Verde que, além das crianças do município, atendeu também estudantes e professores de sete municípios vizinhos: Belo Jardim, Buique, Custódia, Iguaraci, Pedra, Pesqueira e São Caetano. Mais de 1200 crianças e 100 professores de educação física da rede pública da região participaram das atividades esportivas e seminários de formação.

 

O especial aborda a situação da infância nestas localidades. Todos os municípios que participaram desta etapa da Caravana do Esporte estão em processo de mobilização ou já foram aprovados pelo selo UNICEF, que estabelece metas para a melhoria da qualidade de vida das crianças. O município de Arco Verde ficou conhecido por abrigar um lixão de onde muitas famílias tiravam seu sustento. O lixão não recebe mais depósitos, mas o programa mostra que ainda há crianças e famílias vivendo no local.

 

Ainda neste especial, um momento emocionante em que ex-jogador José Tobias, campeão pernambucano pelo Sport de Recife em 1975, encontra um velho fã e relembra o tempo em que jogou pelo clube. Tobias foi um dos atletas que participaram da Caravana do Esporte em Arco Verde, assim como Dayane Camillo (da ginástica rítmica, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003), Carioquinha (ex-jogador de basquete, conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos em 1975 e 1979, medalha de ouro no Pan de 1971, medalha de prata nos Pan de 1983, quatro vezes Campeão Sul-Americano, bronze no Mundial das Filipinas em 1978), Eduardo Bacellar (judoca - bicampeão do Grand Prix Nacional de Judô em 2002 e 2003), Maria Suelen Althman (judoca, medalha de bronze no Pan-Americano de Judô em Porto Rico em 2005, medalha de bronze no Sul-Americano de Judô da Colômbia em 2005) e os professores e coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte e Educação.

 

A CARAVANA DO ESPORTE é o projeto social da ESPN BRASIL que leva a atividade esportiva como ferramenta de educação a crianças e adolescentes de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que chancela o projeto desde 2005 e indica as cidades a serem atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte nacional.

 

Nas comunidades visitadas pela CARAVANA DO ESPORTE são desenvolvidas atividades esportivas como basquete, vôlei, futebol, atletismo, tênis, judô, ginástica e canoagem, sempre adaptadas a cada realidade. A Caravana presta atendimento direto a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e contribui ainda para a formação de professores da rede pública de ensino e de multiplicadores, além de trabalhar ao lado das famílias, de lideranças comunitárias e Secretarias de Educação dos municípios envolvidos.

 

A CARAVANA DO ESPORTE coloca em prática o Capítulo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que garante os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sua missão é despertar os jovens para a cidadania, aplicar o esporte para contribuir com valores como auto-estima, companheirismo e convívio social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado