Maratona de série especial do THC conta a história do petróleo

Mais do que o ouro negro, o petróleo foi um marco e revolucionou a maneira com a qual a Humanidade se vê no mundo. A mais importante – e não-renovável – fonte de energia da atual era do desenvolvimento é tema de A História do Petróleo, especial do The History Channel que é atração, em regime de maratona, no dia 26/7, sábado, às 16h. Os quatro episódios do programa, exibidos na seqüência, explicam o status que esse líquido possui para a rotina e para a economia mundiais. Veja as sinopses:

 

A Era de Ouro das Grandes Companhias: discute como a descoberta do uso da combustão do líquido foi aproveitada na Pensilvânia em 1859, e aborda a importância dos fundadores dessa história – os americanos John Rockefeller, que dirigia a Standard Oil Company, e Henry Ford, o pioneiro dos carros populares.

 

Nacionalismo do Petróleo: mostra a relação do petróleo com os anos pós-guerra e a expansão econômica dos países industrializados na época. O motivo que levou Venezuela e Arábia Saudita a impulsionarem a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), no auge do salto industrial, em 1960, também é destaque no episódio.

 

O Petróleo como Arma: analisa a nacionalização das indústrias petrolíferas nos três membros mais radicais da OPEP (Argélia, Líbia e Iraque), a partir dos anos 1970, rompendo com a tendência imperialista no mundo. Na década seguinte, a guerra entre Irã e Iraque provoca a segunda crise energética.

 

O Esgotamento do Petróleo: a Guerra do Golfo coloca em destaque a situação delicada do mercado de hidrocarbonetos ante a possibilidade de uma nova crise energética. Além disso, o episódio destaca o fantasma do esgotamento do recurso e a busca de fontes alternativas de energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado