TV CULTURA LANÇA SÉRIE PARA PÚBLICO ADOLESCENTE


Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, uma concepção de Rafael Gomes e Esmir Filho, os jovens diretores do curta Tapa na Pantera, retrata de forma leve e bem humorada o universo juvenil


Estreia na TV Cultura nesta sexta-feira, dia 10 de abril, às 19h30, Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, série que traça um paralelo moderno entre a vida de uma adolescente e os livros que está lendo. Inspirada no curta-metra­gem, de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, a atração dialoga com o público jovem e constrói uma dramaturgia que mescla humor e drama para mostrar as dores e alegrias da transição para a idade adulta.



Com 13 episódios e elenco afinado - Mayara Cons­tantino (Thereza), Victor Mendes (Marcos), Wendy Bassi (Dalila), Bryan Ruffo (João Felipe), Dalia Kochen (Letícia), Luciano Chirolli (Tio Augusto), Ana Andreat­ta (Marta) e Marat Descartes (Décio) - Tudo O Que É Sólido Pode Derreter tem como fio condutor o cotidia­no de Thereza, uma jovem que, durante a leitura, sol­ta a imaginação e se envolve em divertidas aventuras com personagens dos clássicos da literatura.



O resultado são histórias hilariantes como a de O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), episódio de estreia, na qual Thereza começa a prestar atenção nas pessoas à sua volta e imaginar se elas irão para o "paraíso" ou inferno. O episódio conta com participação especial da atriz Maria Alice Vergueiro encarnando um debochado diabo que, num programa de televisão, determina o destino das pessoas.



"Nosso maior desafio era fazer algo com um tom divertido e inusitado, capaz de chamar a atenção do jovem e despertar nele o interesse pela leitura", diz o diretor Rafael Gomes.



Mayara Constantino, a protagonista da série, está bastante animada com o trabalho. "Uma produção inovadora como essa, que insere a literatura de forma tão leve e descontraída no universo dos adolescen­tes, tem tudo pra dar certo." Além disso, continua a protagonista, "é um resgate ao mundo dos livros que vem num momento muito oportuno, pois hoje todos estão muito ligados à internet".



Uma produção da Ioiô Filmes, com criação de Rafael Gomes e Esmir Filho, Tudo O Que é Sólido Pode Derreter é baseado em livros essenciais da cultura brasileira e universal (exigidos nos vestibulares).



Na série, os "voos" de Thereza deixam fáceis obras como o ensaio Sermões, de Padre Antônio Vieira, os poemas Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões e Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, os romances Senhora, de José de Alencar, Dom Casmurro, de Machado de Assis, Macu­naíma, de Mário de Andrade, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, entre outras.

Episódio de estreia

O Auto da Barca do Inferno, peça de Gil Vicente - Roteiro: Rafael Gomes

Sinopse: no primeiro dia de aula Thereza está em território inédito na escola. Está iniciando uma nova fase em sua vida: o 1º colegial. Na escola há alunos

recém chegados e uma sensação de amadurecimen­to. Em aula, surge uma atividade baseada na obra O Auto da Barca do Inferno, o que faz Thereza prestar atenção nas pessoas a sua volta e imaginar que des­tino elas teriam se fossem personagens do livro. Em casa, esquece o aniversário de sua mãe. Na escola, conhece Marcos e inicia uma amizade com ele.


Na seqüência, será exibido, ainda, um making of do programa.

Comentários

Unknown disse…
Enfim algo construtivo para os mais jovens. Algo simples e super legal. Prende a atenção fácil ao mesmo tempo que dá aquela vontade de correr pra ler os livros que a Tereza lê. Parabéns a crem criou a série e a TV cultura como sempre. Espero que não acabe!

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado