TV Brasil estreia documentário português Li Ké Terra, da série DOCTV CPLP



A série DOCTV-CPLP estreia na TV Brasil com o documentário português Li Ké Terra , de Filipa Reis. A exibição do filme está marcada para o dia 22 de outubro, às 22 h. O longa conta a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, jovens descendentes de emigrantes cabo verdianos em Portugal. Eles têm um orgulho estóico e sonham com o futuro, mas o dia a dia é tomado por contradições. Ambos não se veem mais como caboverdeanos. Ao mesmo tempo, têm dificuldades de inserção na sociedade portuguesa.

A série DOCTV-CPLP leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China), que serão veiculados simultaneamente, a partir deste mês até dezembro de 2010, na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV CPLP. A iniciativa da produção dos documentários integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede DOCTV- CPLP.

Os países que formam essa Rede são Angola ( Televisão Pública de Angola - TPA), Brasil ( TV Brasil e TV Cul tura), Cabo Verde ( Radiotelevisão Caboverdeana – RTC), Guiné-Bissau ( Televisão da Guiné-Bissau – TGB), Moçambique ( Televisão de Moçambique – TVM), Portugal ( Rádio e Televisão de Portugal – RTP), São Tomé e Príncipe ( Televisão São Tomense – TVS), Timor Leste (Rádio e Televisão de Timor-Leste – RTTL) e, ainda Macau, com a TDM ( Teledifusão de Macau). A exibição dos filmes permite que a população dos países de língua portuguesa se vejam uns aos outros num circuito de teledifusão especialmente desenhado.

O objetivo é estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos lusófonos e a implementação de políticas públicas de fomento à produção e teledifusão do gênero documentário. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil; a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv-MinC) e a TV Cultura promovem agora o lançamento da série DOCTV CPLP, celebrando, por sua vez, a política de integração cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP. As três instituições formam o Pólo Nacional do DOCTV CPLP no Brasil.

Ficha Técnica do filme de estreia Li Ké Terra

Duração: 52 minutos
Autor e Diretor: Filipa Reis
Coprodução: Filipa Reis | Pedro & Branco | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado