Diretor búlgaro Ivan Nichev é homenageado em ciclo de filmes no Eurochannel


Ivan Nichev alcançou fama como o mais prolífico diretor búlgaro. Seus filmes são repletos de emoções à flor da pele, contadas através de personagens cativantes, ainda que bastante incomuns. No dia 1º de abril, sexta-feira, às 22h, o Eurochannel inicia um ciclo de filmes inéditos em homenagem ao cineasta. Começa com a produção Estrelas no Cabelo, Lágrimas nos Olhos (Zvezdi v kosite, salzi v ochiteBulgária, 1977), uma verdadeira ode ao teatro.

Não é fácil encontrar muitos filmes búlgaros, mas os poucos que aparecem se destinam a um público seleto que costuma vê-los em festivais de cinema. Ivan Nichev, no entanto, tornou-se um nome já associado aos grandes do cinema búlgaro desde os anos 1970. Eles resistiram ao teste do tempo graças a suas qualidades únicas, que agradam a todos e que ainda hoje são admiradas.  

Ivan Nichev nasceu em 1940 na cidade de Kazanlak, Bulgária. Estudou cinema na academia de cinema em Lodz, Polônia. Formou-se em 1967 e fez seu primeiro filme, Coração Humano, em 1972. Durante as filmagens, precisou conter sua criatividade de forma a não ofender ninguém devido ao regime comunista vigente em seu país à época. Apesar de seus filmes lidarem com uma gama de tópicos, incluindo política, guerra, e busca da perfeição, todos eles se voltam a uma única coisa: a emoção humana. 

Mesmo com o pano de fundo sombrio na maioria de seus filmes, Nichev consegue criar personagens que irradiam positividade de uma maneira ou de outra. São sobreviventes de uma era permeada por momentos terríveis da história europeia, como as duas Guerras Mundiais, o Holocausto, e o período negro do comunismo. Ele dirigiu 16 filmes em pouco mais de 30 anos. Aqui teremos uma amostra de alguns dos melhores. 

O ciclo ainda conta com mais quatro filmes, sempre às sextas-feiras de abril: Cisnes Negros (Chernite lebedi, 1984 / Dia 8), Ivan e Alexandra (Ivan i Aleksandra, 1989 / Dia 15), Depois do Fim do Mundo (Sled kraja na sveta, 1999 / Dia 22) eViagem a Jerusalém (Patuvane kam Yerusalim, 2003 / Dia 29).

Abaixo, a ficha técnica do primeiro filme do ciclo.

Eurocinema: Ivan Nichev - Estrelas no Cabelo, Lágrimas nos Olhos
Estreia dia 1/4 (sexta-feira), às 22h

Estrelas no Cabelo, Lágrimas nos Olhos (Zvezdi v kosite, salzi v ochiteBulgária, 1977)
Direção: Ivan Nichev
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama

Sinopse: Um grupo teatral mambembe no início do século XX chega a uma pequena cidade, com diversas famílias, um estudante excêntrico e um anarquista – todos unidos pelo amor ao teatro. A trupe decide apresentar a peça “Otelo”, de Shakespeare, quando uma das atrizes, justamente a que interpreta Desdêmona, cai doente. Uma professora da cidade toma seu lugar. Seu desempenho é um sucesso e ela se junta ao grupo. A jovem viaja com a trupe pelas empoeiradas estradas do país sem jamais desistir. Pouco a pouco, ela se torna uma atriz excepcional e assume o papel principal na complexa organização da trupe. Unidos pelo destino em comum, os atores vivem as alegrias e decepções de sua pioneira missão educativa.

Comentários

Eugenia disse…
Me encantó el unico film que consegui ver: Viaje a Jerusalem.
Me gustaria enviar un mensaje de Solidariedad y de Felicitaciones para el extraordinadio director Nichev deseando que consiga venir a Rio de Janeiro a la brevedad.

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio