TV Cultura: Estreia dia 4/4 a série da BBC Escolas Sírias

Sistema educativo rompe valores tradicionais árabes

 

Produzida pela BBC, a série documental Escolas Sírias traça perfil de estudantes e professores que se desvencilham do tradicionalismo para humanizar a educação do país árabe. Estreia na TV Cultura dia 4/4, às 19h45

 

Se na África o obstáculo do processo educativo é a pobreza, na Síria é a política e o tradicionalismo cultural que interferem no método de ensino dentro das salas de aula.

 

A série Escolas Sírias, que a TV Cultura estreia na próxima segunda-feira (4/4), dentro da faixa Cultura Mundo, acompanha o dia-a-dia de estudantes de quatro colégios de Damasco, capital do país circunscrito na região mais tensa do planeta, o Oriente Médio. Vai ao ar às 19h45. A produção é da BBC. Classificação indicativa: livre.

 

Os personagens possuem os mais diversos temperamentos e objetivos para suas vidas. Porém, compartilham um questionamento comum: tradicionalismo e modernidade podem se comungar dentro de um território inflexível política e socialmente? Os exemplos da série provam que sim. Há o caso da dedicada professora Amal Hassan, que incentiva as alunas a indagarem os rígidos valores sócio-políticos do país, assim como o do professor Muhanned, que capitaneia o clube da poesia da escola Zaki Al-Arsuzi, espaço onde meninas falam abertamente sobre seus sentimentos sem sofrer retaliação da sociedade.

 

Diário, o especial contém cinco episódios subdivididos em dez capítulos de 30 minutos. Segue abaixo a ordem de exibição:

 

- Dia 4/4: Mudança de Escola – Parte I 

- Dia 5/4: Mudança de Escola – Parte II

- Dia 6/4: Rap dos Refugiados – Parte I

- Dia 7/4: Rap dos Refugiados – Parte II

- Dia 8/4: Inspiração – Parte I

- Dia 11/4: Inspiração – Parte II

- Dia 12/4: A Síria tem Talentos – Parte I

- Dia 13/4: A Síria tem Talentos – Parte II

- Dia 14/4: Marcados pela Vida – Parte I

- Dia 15/4: Marcados pela Vida – Parte II

 

A Univesp TV, canal 2.2 da multiprogramação da Fundação Padre Anchieta, é a detentora dos direitos de exibição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado