Especial do Eurochannel traz os maiores sucessos da carreira do Radiohead
Com o álbum In Rainbows (2007), o Radiohead mais uma vez revolucionou. Dando início a uma nova fase na história da música, a banda lançou todo o trabalho somente na Internet. Na ocasião, fãs baixaram as faixas e pagaram por um valor que acharam justo, dando início a uma grande discussão sobre o valor da produção, não só musical, mas também cultural. Agora, eles repetem a façanha com o disco The King of Limbs (2011).
Os admiradores da trupe liderada pelo visceral Thom York, porém, chegaram bem antes desse assunto. Para eles – e para quem só foi conhecer as canções da banda de 2007 pra cá –, o Eurochannel exibe o especial Radiohead no dia 17/7, domingo, às 20h. Nele, o canal exibe videoclipes de grandes sucessos do grupo, como Creep, No Surprises, Karma Police e Reckoner.
Desde Creep, hit do primeiro disco da banda, Pablo Honey (1993), e Fake Plastic Trees, parte do aclamado álbum The Bends (1995), o programa acompanha sua intensa trajetória musical. No caminho, estão canções inesquecíveis, tais como Paranoid Android, No Surprises e Karma Police, do terceiro trabalho, Ok Computer (1997), Knives Out e Pyramid Song, do álbum Amnesiac (2001), e There There e Go to Sleep, do disco Hail to the Thief (2003).
Polêmico desde o início, o Radiohead já chegou gerando discussões com sua primeira música de sucesso, Creep. Embora tenha sido um sucesso na MTV norte-americana e no próprio Reino Unido, a rádio mais popular da terra da Rainha, a BBC Radio 1, recusou-se a tocar a canção por considerá-la excessivamente depressiva.
Hoje, a qualidade das faixas da banda é praticamente uma unanimidade entre os críticos e personalidades emblemáticas da música atual – como a islandesa Björk. Certamente poucos ousariam censurar Thom Yorke, Jonny Greenwood (guitarra), Ed O'Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria), ou seja, o Radiohead nos tempos atuais.
Euromusic: Radiohead
Estreia dia 17/7 (domingo), às 20h
Comentários